sex

31

De 28 a 31 de outubro

XI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão

São Luís

31/10 - 08h00

sex

31

imagem
Foto: Divulgação

Está sendo realizado em São Luís, até 31 de outubro, o XI Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, promovido pelo Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Com o tema “Gênero, globalidade e linguagens: interconexões, ensino e pesquisa”, o evento é realizado de forma híbrida com parte das atividades sendo realizadas no prédio de História da Uema, localizado no Centro Histórico.

Veja a programação completa do evento.

Veja as redes sociais do evento.

Sobre o evento

O Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), chegou à sua 11ª edição em 2025. Criado em 2005, o evento é o mais antigo do curso de História da instituição e tem como objetivo fortalecer a graduação e a pós-graduação, promovendo reflexões sobre o ensino, a pesquisa e o papel das Ciências Humanas na sociedade.

Com o tema “Gênero, Globalidade e Linguagens: Interconexões, Ensino e Pesquisa”, o encontro discute a construção histórica das relações entre homens e mulheres, bem como as conexões globais entre diferentes sociedades ao longo do tempo. A proposta é abordar esses temas de forma interdisciplinar e crítica, aproximando passado e presente.

O evento também destaca a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando o diálogo entre universidade e comunidade. Além de estar alinhado ao Plano de Desenvolvimento do Maranhão 2025, o encontro reforça compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os voltados à educação de qualidade.

Ao longo de suas edições, o Encontro tem reunido professores e estudantes do Maranhão, de outras regiões do país e do exterior. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Associação Nacional de História (ANPUH-MA) e de grupos de pesquisa como o Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos e o Mnemosyne – Laboratório de História Antiga e Medieval.

Segundo os organizadores, o evento reafirma a importância de estudar todas as temporalidades — da Antiguidade à Contemporaneidade — para compreender os legados que moldam a experiência humana e suas relações com o mundo atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.