sáb

18

Show

Elas por Elas

Tebas Bar Cultural
18/05 - 19h00

sáb

18

imagem
Foto: Divulgação

Cantoras e compositoras se reúnem no próximo sábado (18) para apresentar suas produções autorais ao público em São Luís. O show “Elas por elas” acontece a partir das 19h, no Tebas Bar Cultural, que fica na Rua do Ribeirão, 140, Centro.

 

O evento é uma das etapas do Projeto “Criação e fortalecimento de um ecossistema de apoio e impulsionamento a profissionais mulheres da música autoral do Maranhão”, idealizado e desenvolvido pela cantora e compositora Valéria Sotão e produção executiva assinada por Luana Appel. 

 

O projeto foi selecionado pelo edital Economia Criativa, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão (Sebrae).

 

Participarão do show, além de Valéria Sotão, as cantoras e compositoras Amanda Quixa, Becky Barros, MC Morango, Yasmin Viana, Anelym, Zayda Moraes, Helyne, Andréa Frazão e Georlinda Ferro, que terá suas composições interpretadas pela cantora Paula Reis. Será um evento dedicado à música autoral que oportunizará às artistas o fomento de suas carreiras e o registro visual de suas apresentações para compor seus portfólios artísticos
 

“O Maranhão é o terreno fértil de multiartistas, plurais, talentosas, que tem muito a mostrar. O show será esse palco para que elas possam apresentar seus trabalhos, com uma produção profissional e todo um aparato para o registro visual dessas apresentações para que elas possam desenvolver seus portfólios e buscar outras oportunidades no futuro.”, explicou Valéria Sotão, autora do projeto.

O show contará com a banda formada pelos músicos Jesimiel (bateria), Eline Cunha (guitarra e violão) e Jhonathan Biscoito (baixo). 

 

A compositora e rapper, MC Morango, acredita que essa é uma iniciativa que vai movimentar o mercado artístico feminino. 

 

“ O show Elas por elas vem trazendo aí uma grande oportunidade de nos apresentarmos como profissionais, tendo assim a chance de ampliar projetos e conseguir contatos que possam nos apoiar. Além de oferecer toda uma cobertura do evento e disponibilizar para nós um material de qualidade para expor em nossas redes sociais  e portfólio, nos proporcionando uma nova expectativa nesse mundo da arte.”, disse MC Morango. 

 

Os ingressos serão vendidos a preços simbólicos, R$10 (inteira) e R$5 (meia), na portaria do evento.

 

Impulsionamento de mulheres na composição

 

O projeto nasceu da necessidade de articular recursos para a gravação do primeiro álbum de música autoral de Valéria Sotão. Diante disso, ela desenvolveu uma proposta para realizar o registro em estúdio e, paralelamente, criar e fortalecer um ecossistema de apoio a profissionais mulheres da música autoral no Maranhão.

 

“Daí nasceu a ideia de desenvolver esse projeto que fortalecesse não só a minha carreira, mas também a de outras compositoras, para que a gente consiga abrir novos caminhos e semear um solo fértil para nossas produções.”, afirmou a idealizadora do Elas por elas.

 

As etapas do projeto foram iniciadas com a realização de uma pesquisa para identificar as compositoras em atuação, com recorte voltado para a região metropolitana da Grande São Luís. Por meio de formulários, foram coletadas informações sobre as artistas e sobre o que elas gostariam de ter como ferramentas e estratégias para impulsionarem suas carreiras. Entre essas estratégias, elas apontaram a necessidade de um espaço para poder apresentar seus trabalhos, processos formativos e de ter material para elaborar seus portfólios.

 

O projeto inclui ainda uma roda de conversa como processo formativo com o tema “Desafios das compositoras no MA” e um pitching, uma roda de negócios para que as compositoras apresentem seus trabalhos a potenciais parceiros culturais, produtores da área musical e investidores. As atividades serão realizadas nos próximos meses.

 

“A ideia é pensar novas saídas para problemáticas já existentes, possibilitando trocas de experiências, a criação de uma comunidade, atração de investidores, de forma a criar um ambiente propício para atender o mercado e ao mesmo tempo suprir as necessidades das artistas locais.”, ressaltou Valéria Sotão.

 

Quanto à produção de seu primeiro álbum, a compositora e autora do projeto revela que já está em fase de gravação. Serão nove músicas autorais.

 

“É um momento de grande alegria e realização. Em breve vamos finalizar e apresentar esse projeto pro mundo. Quem for no show Elas por elas, vai ter uma mostra do que estamos preparando.”, disse ela. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.