Receita

Fácil de fazer: aprenda a preparar em casa biscoitos amanteigados

Um lanche saudável e que leva poucos ingredientes.

Na Mira

Os biscoitos amanteigados podem ser armazenados por até 1 semana num pote com fechamento hermético.
Os biscoitos amanteigados podem ser armazenados por até 1 semana num pote com fechamento hermético. (Foto: divulgação)
60 min
4
22

Ingredientes

  • 150 gramas de manteiga em ponto de pomada
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de amido de milho
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de Preparo

  1. Atenção: é muito importante para a receita que a manteiga esteja em ponto de pomada; para isso, retire-a da geladeira 30 minutos antes de iniciar o preparo.
  2. Numa tigela, misture a farinha com o amido de milho e reserve.
  3. Numa tigela grande, coloque a manteiga e mexa com uma espátula de bambu (ou espátula de silicone firme) para desmanchar. Junte o açúcar e o sal e mexa bem até formar um creme pálido.
  4. Adicione a mistura de farinha e amido em 3 etapas, misturando com a espátula a cada adição para incorporar. Utilize as mãos para terminar de dar o ponto e formar uma massa lisa e amanteigada — não é preciso sovar, quanto menos a massa de shortbread for trabalhada, melhor o resultado final.
  5. Forme uma bola com a massa e coloque entre 2 pedaços grandes de papel-manteiga (de cerca de 30 x 30 cm). Com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 1 cm de espessura.
  6. Transfira a massa (com os papéis) para uma assadeira grande e leve à geladeira para firmar por 1 hora — essa etapa é essencial para que o biscoito mantenha melhor o formato na hora de assar e fique ainda mais crocante depois de pronto. Se preferir, prepare a massa no dia anterior.
  7. Preaqueça o forno a 150 °C (temperatura baixa).
  8. Retire a massa da geladeira. Com um cortador redondo liso de 5 cm de diâmetro, corte os biscoitos e transfira para uma assadeira grande antiaderente, deixando cerca de 1 cm de distância entre cada um.
  9. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até que os biscoitos estejam sequinhos e firmes, opacos e com a borda e a base levemente douradas — eles terminam de ficar crocantes depois de frios.
  10. Enquanto isso, junte as aparas de massa, abra novamente entre as folhas de papel-manteiga, corte os biscoitos e transfira para outra assadeira. Repita a operação até acabar a massa e leve os biscoitos já cortados para firmar na geladeira por 30 minutos.
  11. Retire os biscoitos do forno e coloque a segunda leva para assar. Transfira os biscoitos assados para uma grade e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.