A pitaya, conhecida como "fruta-do-dragão" e típica de clima quente, é um fruto exótico da família Cactaceae, originário do México e cultivado no Brasil, com polpa branca, vermelha ou amarela, casca com "escamas" e sabor suave. Rica em antioxidantes, fibras e vitaminas, ela auxilia na digestão, saúde intestinal e prevenção de envelhecimento precoce.
A época de safra da pitaya no Brasil ocorre principalmente durante o verão, concentrando-se entre outubro e maio, com o pico de produção e maior oferta no mercado acontecendo entre fevereiro e março. Durante este período quente e seco, a fruta atinge sua melhor maturação.
A pitaya oferece diversos benefícios à saúde, como fortalecimento da imunidade (Vitamina C), melhora da digestão e do trânsito intestinal (fibras), e ação antioxidante (proteção celular e combate ao envelhecimento precoce), além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, colesterol e a promover saciedade, auxiliando no emagrecimento e na saúde óssea com minerais como cálcio e fósforo, e vitaminas do complexo B.
Ingredientes
- 1 pitaya rosa
- 1/2 xícara de chá de iogurte integral
- 1/2 xícara de chá de leite de coco
- Adoçante a gosto
- 5 gramas de agar agar (ou 1 gelatina incolor)
Modo de Preparo
- Em um recipiente, coloque o leite de coco, o agar agar, misture e leve para o fogo médio por 3 minutos.
- Transfira para um liquidificador, adicione o restante dos ingredientes e bata até misturar bem.
- Despeje em forminhas ou taças e leve para a geladeira por cerca de 30 minutos.
- Agora é só servir. Bom apetite.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.