Refeições

Costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate

Depois que experimentar esta receita, você nunca mais vai querer comer outra coisa.

Na Mira

Costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate.
Costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate. (Foto: Reprodução/Panelinha)

A costelinha de porco com molho mediterrâneo de tomate é um prato extremamente rico em sabor e com um toque super perfumado de páprica defumada e limão. 

 

 

120 min
4

Ingredientes

  • 2 costelas de porco (cerca de 600 g cada)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado em pedaços (com o líquido)
  • 2 xícaras (chá) de vinho tinto
  • 2 xícaras (chá) de água (ou caldo caseiro de legumes ou de galinha)
  • casca e caldo de 1 limão-siciliano
  • 1 folha de louro
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • ½ colher (chá) de pimenta calabresa seca
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • ½ colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

  1. Numa tábua, corte as costelas em ripas - procure posicionar a faca bem no meio, entre os ossos, para que todas as costelinhas fiquem com carne dos dois lados. Transfira para uma tigela e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
  2. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave e seque o talos de tomilho e o limão siciliano. Com um descascador de legumes, retire a casca do limão e reserve a polpa. Se preferir, descasque com uma faquinha de legumes bem afiada, cuidando para não cortar a parte branca, que amarga a receita.
  3. Leve ao fogo médio uma panela grande (nós usamos uma caçarola de 24 cm de diâmetro com fundo triplo). De um lado, posicione a tigela com as costelinhas e, do outro, uma travessa. Quando a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e doure cerca de 4 costelinhas por 3 minutos - coloque o lado convexo para baixo. Vire e deixe dourar o outro lado por mais 2 minutos. Transfira para a travessa. As demais levam 2 minutos de cada lado. Resista à tentação de colocar todas ao mesmo tempo! Em vez de dourar, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor.
  4. Depois de dourar as costelinhas, mantenha a panela em fogo médio e junte a cebola - a gordura da carne é suficiente para refogar a cebola. Mexa por 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - esses queimadinhos da carne são essenciais para o molho.
  5. Quando a cebola dourar, junte o alho, a folha de louro e mexa por 1 minuto para perfumar. Tempere com o sal, a páprica defumada, a pimenta calabresa seca e a erva-doce. Misture bem.
  6. Acrescente o tomate pelado (com o líquido) e misture por 1 minuto, raspando bem o fundo da panela. Regue com o vinho tinto, junte a água e aumente o fogo.
  7. Assim que começar a ferver, volte as costelinhas para a panela. Debulhe as folhas de tomilho e misture; junte também a casca de limão. Diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por 40 minutos com a tampa entreaberta.
  8. Em seguida, retire a tampa e deixe cozinhar por mais 10 minutos, até que a ponta dos ossinhos das costelas apareçam e o molho fique encorpado. Regue com o caldo de limão, misture bem e sirva a seguir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

ENVIE SUA RECEITA

Insira seu nome. O e-mail informado não é válido. O título da receita é obrigatório.
Selecione uma categoria. A quantidade de porções é obrigatória. É preciso saber a quantidade de pessoas que a sua receita serve. O tempo de preparo é obrigatório.
Mídias
É necessário enviar ao menos uma imagem.
É preciso inserir a relação de ingredientes.
O modo de preparo é obrigatório.
É preciso validar o captcha antes de enviar.
É necessário preencher a caixa de autorização.