Receita do dia

Conserva de pimenta dedo-de-moça: ideal para fãs de sabores intensos

Nesta receita, a pimenta fica bem macia, perfeita para usar em rodelinhas direto no prato.

Na Mira

Conserva de pimenta dedo-de-moça.
Conserva de pimenta dedo-de-moça. (Foto: Reprodução/Panelinha)

A conserva de pimenta dedo-de-moça cai bem com tudo, seja como molho de pimenta nos pratos, para fazer molhos de salada e até em refogados no lugar do azeite. 

120 min
10

Ingredientes

  • 8 pimentas dedo-de-moça (cerca de 50g)
  • 1 dente de alho
  • 1 galho de alecrim
  • 1 folha de louro seca
  • ¾ de xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres (chá) de sal

Modo de Preparo

  1. Separe um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético, que comporte pelo menos 300 ml.
  2. Lave bem as pimentas dedo-de-moça sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com 1 litro de água, misture um bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
  3. Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho. Lave e seque bem o alecrim e as folhas de louro. Retire as pimentas da água, enxágue e seque bem – é importante secar bem os ingredientes da conserva com um pano de prato limpo para evitar que embolorem.
  4. Com a tesoura, corte o galho de alecrim ao meio — ele deve caber dentro do pote e ficar imerso no óleo, se estiver muito grande corte em 3 pedaços.
  5. Descarte o cabinho e corte as pimentas em rodelas finas. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  6. Transfira as pimentas picadas para o pote de vidro. Junte o alho, o alecrim, o louro, o sal e o óleo. Atenção: o óleo deve cobrir todos os ingredientes, caso seu pote de vidro seja muito largo, adicione mais óleo. Tampe e chacoalhe bem para misturar.
  7. Leve a conserva para a geladeira e deixe descansar por pelo menos 5 dias para a pimenta liberar sabor para o óleo. Mantenha a conserva de pimenta na geladeira por até 1 mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

ENVIE SUA RECEITA

Insira seu nome. O e-mail informado não é válido. O título da receita é obrigatório.
Selecione uma categoria. A quantidade de porções é obrigatória. É preciso saber a quantidade de pessoas que a sua receita serve. O tempo de preparo é obrigatório.
Mídias
É necessário enviar ao menos uma imagem.
É preciso inserir a relação de ingredientes.
O modo de preparo é obrigatório.
É preciso validar o captcha antes de enviar.
É necessário preencher a caixa de autorização.