Gourmet

Aprenda a fazer hambúrguer com queijo azul

Com uma pitada de queijo azul, tudo fica mais gostoso.

Na Mira

Hambúrguer com queijo azul.
Hambúrguer com queijo azul. (Foto: Reprodução/Panelinha)

Os queijos azuis têm uma produção mais elaborada, resultando assim numa massa macia e quebradiça, permeada por veios azulados que dão uma característica peculiar que dá nome a esse tipo de queijo. Apenas uma fatia desse queijo pode elevar sua receita e transformar o hambúrguer em gourmet. 

20 min
4

Ingredientes

  • 720 g de fraldinha moída com gordura
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 fatias de queijo azul (roquefort ou gorgonzola) ou o queijo da sua preferência
  • 4 pães de hambúrguer
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite ou óleo para dourar a carne

Modo de Preparo

  1. Numa tigela, misture rapidamente com as mãos a carne, a água e o azeite. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque num prato, sobre um pedaço de papel manteiga e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha para o hambúrguer ficar alto. Truque: ele encolhe ao cozinhar, deixe o diâmetro maior que o do pão!
  2. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.
  3. Leve ao fogo alto uma frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa.
  4. Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Espalhe um pouco de azeite ou óleo na frigideira quente e doure o hambúrguer por 1 minuto, vire e tampe.
  5. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total.
  6. No último minuto, coloque o queijo e regue com uma colherinha de água no meio da frigideira para deixar o queijo puxa-puxa. Tampe novamente.
  7. Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideira enquanto ele estiver grelhando! Com uma espátula, coloque os hambúrgueres nos pães e sirva a seguir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

ENVIE SUA RECEITA

Insira seu nome. O e-mail informado não é válido. O título da receita é obrigatório.
Selecione uma categoria. A quantidade de porções é obrigatória. É preciso saber a quantidade de pessoas que a sua receita serve. O tempo de preparo é obrigatório.
Mídias
É necessário enviar ao menos uma imagem.
É preciso inserir a relação de ingredientes.
O modo de preparo é obrigatório.
É preciso validar o captcha antes de enviar.
É necessário preencher a caixa de autorização.