Café da manhã

Aprenda a fazer uma panqueca americana de banana

A receita é perfeita para café da manhã e lanches da tarde!

Na Mira

Panqueca americana de banana
Panqueca americana de banana (Foto: Divulgação)
35 min
5
10

Ingredientes

  • 1 banana-da-terra
  • ½ xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • ¼ colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • Manteiga para untar a frigideira

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Coloque a banana (com a casca mesmo) numa assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete com a pontinha de uma faca para verificar o ponto.
  3. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana.
  4. Retire a banana do forno e deixe amornar para conseguir manusear. Enquanto isso, numa jarra, misture o caldo de limão com o leite e reserve — em cerca de 5 minutos, o leite talha, o que deixa a massa da panqueca mais leve.
  5. Corte a banana ao meio, no sentido do comprimento, e transfira a polpa para um prato. Amasse bem com um garfo.
  6. Numa tigela grande, misture com o garfo a farinha, o açúcar, a canela em pó, o sal e a banana amassada.
  7. Numa tigela pequena, quebre o ovo e junte à mistura de secos – se ele estiver estragado você não perde a receita. Acrescente o leite talhado, a manteiga derretida e misture bem até que a massa fique lisa. Por último, misture o fermento e o bicarbonato.
  8. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, adicione ½ colher (chá) de manteiga e gire a frigideira para que todo o fundo seja untado com a manteiga derretida.
  9. Com uma concha, espalhe uma porção da massa (cerca de ¼ de xícara) na frigideira — a panqueca fica no formato redondo sozinha, nem precisa modelar. Coloque quantas porções couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe que as panquequinhas cozinhem por cerca de 2 minutos, até a lateral começar a firmar.
  10. Com uma espátula, vire as panquecas e deixe o outro lado dourar por mais 2 minutos. Transfira os discos prontos para um prato e repita a operação com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga a cada leva. Sirva a seguir com sorvete de doce de leite e calda de doce de leite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

ENVIE SUA RECEITA

Insira seu nome. O e-mail informado não é válido. Selecione uma categoria. A quantidade de porções é obrigatória. O título da receita é obrigatório. É preciso saber a quantidade de pessoas que a sua receita serve. O tempo de preparo é obrigatório.
É necessário enviar ao menos uma imagem.
É preciso inserir a relação de ingredientes.
O modo de preparo é obrigatório.
É preciso validar o captcha antes de enviar.
É necessário preencher a caixa de autorização.