100
min
12
Ingredientes
- Massa:
- 150 g de margarina
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 ovos (gemas e claras separadas)
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) rasa, de fermento em pó
- 3 colheres (sopa) rasas, de chocolate em pó ou achocolatado (opcional)
- Doce de Ameixas:
- 250 g de ameixas secas [com caroços]
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de água
Continua após a publicidade..
Modo de Preparo
- Doce de Ameixas:
- Levar ao fogo, numa panela, as ameixas secas, a água e o açúcar. Deixar ferver e mexer levemente até as ameixas ficarem bem macias e a calda engrossar (não engrossa muito). Apague o fogo e reserve até esfriar.
- Picar as ameixas num prato e voltar com os caroços para a panela da calda, aquecendo novamente. No momento de utilizá-la, ainda quente, retire e descarte os caroços.
- Bolo:
- Bater bem o açúcar, a margarina e as gemas. Juntar as claras em neve e bater novamente. Juntar a farinha de trigo e o fermento em pó e o chocolate em pó (opcional), peneirados e bater muito bem, até a massa ‘formar bolhas’. Acrescentar as ameixas picadas e misturar bem (não bater).
- Colocar em forma [ideal em forma ‘tubo cônica 20 cm diâmetro’] untada com margarina e levar para assar em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos. Não abrir o forno nos primeiros 20 minutos.
- Com a variação das potências de cada forno se quiser saber se já está bom, espete um palito e quando sair seco pode desligar o forno.
- Desenforme o bolo, ainda quente, sobre um prato maior que a forma, fure bem o bolo com palito ou espeto e regue com metade da calda reservada, também quente. Volte com o bolo para a forma, fure-o novamente e despeje o restante da calda. O bolo deve permanecer na forma até a hora de servir para a calda ‘acomodar’ bem.
- Dicas:
- A massa é bem consistente porque não leva leite;
- se quiser 'aumentar' a calda, após picar as ameixas, volte ao fogo os caroços com um pouco mais de água, até fervura. Deixe esfriar e junte à calda reservada.
- se quiser dobrar a receita diminua um pouco a quantidade total de açúcar, de farinha de trigo e utilize um ovo a menos do total duplicado;
- esse bolo pode permanecer em temperatura ambiente por aproximadamente 15 dias e também pode ser congelado inteiro ou em pedaços (já congelamos por 6 meses).
- pode ser feito em assadeira / tabuleiro para ser cortado em quadradinhos; nesse caso, não desenformar e regar a calda por cima somente, deixando absorver bem a calda, antes de cortá-lo;
- não preencher a forma ou tabuleiro até a borda – o bolo cresce bem.
- vai bem com sorvete, com fatias de presunto; gostoso de qualquer jeito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.