Estelionato qualificado

Vereador de Caxias é condenado por fraudar Previdência Social

Imirante.com e Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 14h24

SÃO LUÍS - O juiz federal da segunda cicunscrição da Justiça Federal do Maranhão sentenciou o vereador de Caxias Antônio José Bittencourt de Albuquerque, mais conhecido como Catulé, a um ano e oito meses de prisão pela prática dos crimes de estelionato e estionato qualificado.

O vereador Catulé fraudou processos de aposentadoria do antigo Funrural quando exerceu o cargo de chefe desse serviço na cidade de Caxias.

A sentença do juíz federal deixa claro que Catulé se utilizava, em parceria com Antônio da Costa Ferreira, de instrumentos ilegais para falsificar aposentadoria além de reter pagamentos de aposentados.

A sentença destaca, ainda, que o vereador negociava os votos das pessoas que ainda tinham que entregar as Antônio da Costa Ferreira os salários dos primeiros três meses a título de aposentadoria.

Como as pessoas que eram aposentadas pelo vereador não desenvolviam atividades rurais, não eram consideradas trabalhadores rurais. Daí a conclusão de que os processos de aposentadorias se davam de forma fraudulenta com a falsificação de documentos.

Com a condenação criminal o vereador Catulé pode perder em breve o mandato legislativo. Comerciantes da cidade já se mobilizam para pedir o empeachmeant de Catulé da presidência perpétua da Associação Comercial de Caxias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.