Caxias registra até 40º c de temperatura

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Caxias - As altas temperaturas registradas no município de Caxias têm causado transtornos para os caxienses, de acordo com o diretor da Estação Meteorológica, Josafá Felinto. Nas primeiras semanas de outubro, a estação registrou temperaturas de até 40°C.

O horário em que ocorrem as maiores elevações de calor é no período da tarde, a partir das 14h, perdurando até às 19h, quando a temperatura cai.

Além do calor, o caxiense está sendo obrigado ainda a suportar a escassez dos ventos, o que contribui para o clima quase que insuportável.

Segundo Josafá Felinto, a falta de umidade do ar e o aumento do brilho solar são os principais fatores que favorecem o aumento da temperatura. A previsão, segundo o chefe da estação, é de que a situação só venha a ser amenizada no mês de dezembro, quando começam a cair as primeiras chuvas no município.

“Em Caxias são comuns as altas temperaturas, principalmente nessa época do ano. As queimadas que acontecem pela falta de chuvas também ajudam a aumentar ainda mais a temperatura, que tem oscilado entre os 29,5°C a 40°C”, esclarece o diretor da estação.

Vendas - Quem está lucrando com o calor do município são os microempresários, proprietários de pequenas fábricas de picolés e sorvetes. De acordo com José Raimundo Lima de Almeida, que possui uma pequena fábrica de picolés caseiros, a venda aumentou cerca de 30%, tanto que ele já contratou mais três funcionários temporários, além dos cinco que já possuía em sua empresa.

“Essa fase está sendo muito boa para o meu negócio, as pessoas estão consumindo tanto que eu já diminui até o valor do picolé caseiro, de R$ 0,40 para R$ 0,30. Os pontos de maior venda são na porta das escolas e das repartições públicas. Com esse calor, as encomendas para as festinhas de aniversário também aumentaram bastante”, afirma Raimundo Lima de Almeida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.