Educação

Alunos realizam visita técnica em empresa de reflorestamento

Formada por 37 alunos, a turma conheceu a companhia especializada em viveiros de produção.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Divulgação / Assessoria )

CAROLINA – Com o objetivo de conhecer os processos relacionados aos métodos naturais e artificiais de regeneração e melhoramento florestais, estudantes do curso integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Raimundo das Mangabeiras, realizaram em maio uma visita técnica às instalações de uma empresa em Carolina.

Formada por 37 alunos, a turma conheceu a companhia especializada em viveiros de produção e comercialização de mudas clonais da espécie Eucalyptus spp, e visitou, também, o minijardim clonal, a casa de enraizamento e as áreas de enraizamento e crescimento das mudas da planta.

Atualmente, a empresa visitada possui capacidade produtiva anual estimada em 55 milhões de mudas, ocupando uma área construída de 15 hectares, onde, aproximadamente, 200 empregados trabalham.

Segundo o relato da aluna Ana Carolina, representante de turma, a empresa visitada trabalha com o aprimoramento de espécies de eucaliptos. Para tanto, algumas espécies são modificadas em laboratório, para se tornarem adequadas a quaisquer fins. “Tudo depende da região e do modo de execução das mudas”, disse a estudante.

Ana Carolina observou, ainda, que a preocupação ambiental motiva os produtores a fornecer conhecimento para os visitantes das instalações da empresa, de forma a esclarecer que o Eucalipto não constitui exatamente uma espécie prejudicial ao meio ambiente por completo. Ao contrário, a planta contribui muito com diversas questões relacionadas ao meio ambiente, com as particularidades e fins determinados.

No enceramento da agenda da visita, a empresa fez a doação de 50 mudas de Eucalyptus spp para o Campus de Mangabeiras, e cedeu mudas para cada aluno e servidores que acompanharam a programação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.