Alerta!

Outubro Rosa: doenças do coração matam mais que câncer de mama

Letalidade do infarto do coração em mulheres é maior do que em homens.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Grande parte das mulheres ainda não reconhece a importância das doenças cardiovasculares.
Grande parte das mulheres ainda não reconhece a importância das doenças cardiovasculares. (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - As doenças cardiovasculares matam o dobro em relação a todos os tipos de câncer juntos. A hipertensão arterial e o diabetes nas mulheres possuem um impacto mais negativo do que nos homens para a saúde vascular.

Segundo o cardiologista Dr. Vitor Loures, a letalidade do infarto do coração em mulheres, entretanto, é maior do que em homens. As mulheres possuem os mesmos fatores de risco que os homens, como pressão alta, tabagismo, sedentarismo, colesterol alto, diabetes, obesidade, entre outros, porém possuem fatores de risco exclusivos como a menopausa, gestação e doenças autoimunes.

“O infarto e o AVC são a principal causa de morte entre as brasileiras. Contudo, grande parte das mulheres ainda não reconhece a importância das doenças cardiovasculares, o que prejudica a abordagem em geral”, conta o cardiologista.

O risco de desenvolver doença nas artérias do coração antes dos 40 anos é maior nos homens do que nas mulheres. Contudo, exames preventivos e de checkup devem ser realizados nos primeiros anos da fase adulta para ambos os sexos. Logicamente, doenças de cunho genético e familiar devem ser individualizadas.

Por isso, o recomendado pelo cardiologista é ter um controle rígido de todos os fatores de risco cardiovascular, e estilo de vida saudável associado a acompanhamento médico regular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.