"Serial Killer do DF"

Serial killer ou não? Psicóloga forense analisa perfil de Lázaro Sousa

Para a psicologia, no momento a classificação mais aproximada de Lázaro Sousa é a de spree killer.

Cainã Oliveira/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
De acordo com Denise Morelli, psicóloga e perita em Psicologia Forense, o ‘serial killer’, do inglês assassino em série, tem um perfil muito singular.
De acordo com Denise Morelli, psicóloga e perita em Psicologia Forense, o ‘serial killer’, do inglês assassino em série, tem um perfil muito singular. (Foto: Divulgação/Polícia Civil do DF)

Muito tem se falado recentemente sobre Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, conhecido popularmente como o “serial killer do DF”. Ele é o principal suspeito de assassinar uma família inteira no Distrito Federal.

Desde então, 300 policiais, cães farejadores e até helicópteros tentam localizar Lázaro. Entretanto, ainda não há indícios suficientes que possam classificá-lo como ‘serial killer’.

De acordo com Denise Morelli, psicóloga e perita em Psicologia Forense, o ‘serial killer’, do inglês assassino em série, tem um perfil muito singular.

“O Serial killer é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com determinada frequência, geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura", como por exemplo coleta da pele das vítimas — no caso de Ed Gein.” Afirmou a psicóloga.

Mas como se classificaria o perfil criminoso de Lázaro Sousa? Denise Morelli respondeu algumas das principais dúvidas em relação ao assunto. Confira:

Há elementos suficientes para denominar Lázaro Barbosa de Sousa como serial killer?

"A resposta é não. Ele ainda não foi avaliado no sentido de manter intervalos, períodos característicos de serial killer. O período de latência, período de caça, a gente ainda não tem esses dados para enquadrá-lo".

Roubos seguidos de mortes e estupros em série são ações capazes de tipificar Lázaro Sousa como serial killer?

"A resposta novamente é não. Ele cometeu múltiplos homicídios. Precisa ainda conferir esse tipo de morte. A crueldade, a perversão que estão presentes na psicopatia e na consideração de um serial killer, que represa a energia e comete o crime. Ele tem que sentir prazer com relação a isso. A gente ainda não tem elementos para caracterizá-lo como serial killer".

Lázaro Sousa seria mais identificado como spree killer ou como um Mass murder?

"Ele também não é um mass murder por que ele não cometeu homicídio em massa. Apesar dele ter matado as quatro pessoas da mesma família, não há características de homicídio em massa. O mass murder mata indiscriminadamente, entra em uma escola e atira, em um cinema e atira, dá veneno a todo mundo. Ele ainda não se classifica como assassino em massa. A classificação de spree killer é a mais adequada até o momento. De qualquer forma não temos uma fonte oficial ainda. Seria a classificação mais próxima de explicar o que ele é."

Analisando o comportamento dele, é possível identificar sinais de psicose?

"A psicose é uma doença mental que provoca uma alteração na noção da realidade, onde um mundo próprio se forma na mente do psicótico, ou seja, ele vive num delírio e sofre alucinações, ouvindo vozes e tendo visões bizarras. A psicose é uma exceção, a gente não encontra muitos. Em geral a psicopatia, que é um transtorno de personalidade, não uma doença mental, é que está por trás de homicídios assim como os que ele tem cometido. A gente não tem elementos para dizer que ele sofre de psicose, somente submetendo ele a testagem psicológica é que poderemos ter essa resposta".

Com as informações que temos, podemos denominar ele de qual forma?

"De facínora, não de louco. É uma pessoa cruel que parece ter uma capacidade de subsistência bastante desenvolvida, já entrou e saiu do sistema carcerário diversas vezes e é uma pessoa que com certeza a história de vida dele provocou, junto com as característica de personalidade, esse tipo de pessoa que resolve a sua vida matando as outras, que obtêm prazer em matar, agredir, violar. Ainda não temos elementos para dizer que ele é um doente mental, mas as características que a gente observa, o histórico de vida dele, tendem muito mais a ele ter um transtorno de personalidade e ser um psicopata".

Entenda os termos

Facínora: indivíduo que executa um crime com crueldade ou perversidade acentuada.

Mass murder: Pessoa que comete quatro ou mais homicídios em um só local, sem espaços de tempo.

Spree killer: Pessoa que comete dois ou mais homicídios em lugares diferentes, mas com intervalo de tempo entre eles, ou seja, sem períodos de “resfriamento” emocional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.