MEC

Universidades federais têm até dezembro para adotar diploma digital

Prazo de emissão do documento deve cair de 90 para 15 dias.

Karine Melo/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
A versão digital do diploma universitário foi anunciada em 2019 e regulamentada em dezembro passado.
A versão digital do diploma universitário foi anunciada em 2019 e regulamentada em dezembro passado. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BRASÍLIA - As 69 universidades federais e as 41 instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica do país terão até 31 de dezembro de 2021 para passar a emitir diplomas digitais. O prazo consta da Portaria n° 117/2021 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta segunda-feira (1) no Diário Oficial da União.

A versão digital do diploma universitário foi anunciada em 2019 e regulamentada em dezembro passado. A expectativa do MEC é de que o documento reduza a burocracia no processo de geração e emissão de diplomas e ajude a impedir fraudes e falsificações.

O tempo de emissão do documento também será menor, deve passar de 90 para 15 dias. O certificado digital deve beneficiar 8 milhões de estudantes. No Brasil as primeiras instituições a adotar esse formato foram a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.