Covid-19

Pesquisa mapeia impacto da Covid-19 em pacientes com doenças crônicas não transmissíveis

Resultados serão divulgados em dezembro.

Divulgação / assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Os resultados serão apresentados no Fórum Digital Internacional sobre "Melhores práticas para gestão do terceiro setor em saúde."
Os resultados serão apresentados no Fórum Digital Internacional sobre "Melhores práticas para gestão do terceiro setor em saúde." (Foto: divulgação)

BRASIL - Profissionais de saúde e pacientes estão sendo incentivados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a participarem da pesquisa "O impacto do Covid-19 na América Latina", realizada pela Rede Alianza Latina, para mensurar os problemas enfrentados por pacientes com doenças crônicas não transmissíveis em função dos problemas de atendimento em saúde ocorridos na região durante a pandemia. Os resultados serão apresentados no Fórum Digital Internacional sobre "Melhores práticas para gestão do terceiro setor em saúde" que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro

"As pessoas com doenças reumáticas e outras enfermidades crônicas têm alto risco de desenvolver a Covid-19, num quadro grave que não podem ter seus tratamentos interrompidos", ressalta José Roberto Provenza, presidente da SBR, ao falar sobre a importância do levantamento. Segundo a médica Wanda Heloísa Rodrigues Ferreira, presidente da Comissão de Relacionamento da SBR com as associações de pacientes, os dados coletados "irão apoiar ações para fortalecer o controle social e a defesa de direitos no acesso à saúde na América Latina".

A pesquisa faz parte de um projeto colaborativo realizado com apoio da SBR e outras cem associações que integram a Rede Alianza Latina, um programa de trabalho em rede iniciado em 2006. Participam ainda a Latin America Patients Academy (Lapa) e a RINC- Slacom, rede de institutos e profissionais de oncologia.

Por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/pacientealianzalatinaCOVID-19pt , os pacientes poderão responder as perguntas. Já os profissionais terão acesso à pesquisa pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/profissionalalianzalatinaCOVID-19pt .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.