Pantanal de Mato Grosso

Incêndios: 85% de parque com o maior refúgio de onças-pintadas do mundo é destruído

Foram 92 mil hectares do parque atingidos. No total, o local tem 108 mil hectares.
Imirante.com, com informações do G116/09/2020 às 10h18
Incêndios: 85% de parque com o maior refúgio de onças-pintadas do mundo é destruídoJá foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias. (Foto: Ailton Lara)

BRASIL - O fogo que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé, deixou 85% do parque destruído, de acordo com o Instituto Centro Vida (ICV). Foram 92 mil hectares do parque atingidos. No total, o local tem 108 mil hectares.

O parque tem a maior concentração de onças-pintadas do mundo, que são comumente observadas por turistas de todo o mundo que fazem passeios de barco pela região. As onças-pintadas já são ameaçadas de extinção e agora também enfrentam ameaças das queimadas que estão acontecendo no Estado, conforme a análise do ICV.

Já foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias. O prazo pde ser estendido conforme a situação do pantanal. O incêndio começou há semanas e estava sendo combatido por funcionários das pousadas, com ajuda de moradores locais e, posteriormente, por bombeiros.

O parque

O Parque Estadual 'Encontro das Águas' está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.