Pantanal de Mato Grosso

Incêndios: 85% de parque com o maior refúgio de onças-pintadas do mundo é destruído

Foram 92 mil hectares do parque atingidos. No total, o local tem 108 mil hectares.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Já foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias.
Já foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias. (Foto: Ailton Lara)

BRASIL - O fogo que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé, deixou 85% do parque destruído, de acordo com o Instituto Centro Vida (ICV). Foram 92 mil hectares do parque atingidos. No total, o local tem 108 mil hectares.

O parque tem a maior concentração de onças-pintadas do mundo, que são comumente observadas por turistas de todo o mundo que fazem passeios de barco pela região. As onças-pintadas já são ameaçadas de extinção e agora também enfrentam ameaças das queimadas que estão acontecendo no Estado, conforme a análise do ICV.

Já foi decretada situação de emergência em Mato Grosso, devido aos incêndios, por 90 dias. O prazo pde ser estendido conforme a situação do pantanal. O incêndio começou há semanas e estava sendo combatido por funcionários das pousadas, com ajuda de moradores locais e, posteriormente, por bombeiros.

O parque

O Parque Estadual 'Encontro das Águas' está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.