Prorrogação

Caixa amplia prazo da pausa na prestação dos contratos comerciais para 180 dias

Medida é válida para pessoas físicas e jurídicas que já solicitaram a pausa por 90 dias e para novas solicitações.
Divulgação / Caixa28/08/2020 às 11h46
Caixa amplia prazo da pausa na prestação dos contratos comerciais para 180 diasA Caixa esclarece que não fará a prorrogação do prazo de maneira automática, sendo necessária a manifestação do cliente. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

BRASIL - A Caixa amplia a possibilidade de pausa nas prestações dos créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas para um período de até 180 dias. A medida vale para contratos como os de Renegociação, CDC, Microcrédito, Construcard e Crédito Auto.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a medida facilita o planejamento do orçamento familiar durante a pandemia da Covid-19. “A Caixa estendeu a pausa para todos os segmentos de crédito como mais uma medida importante do banco no suporte às famílias brasileiras”, afirma.

A ampliação do prazo de 90 para até 180 dias é mais uma ação da Caixa para oferecer aos clientes alternativas para enfrentar os efeitos causados à economia pela pandemia do Covid-19.

Regras da pausa e cobrança de encargos

Os clientes que já tiveram a pausa de 90 dias concluída ou em andamento podem solicitar a prorrogação do prazo por mais 90 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa, também pode solicitar a pausa de até 180 dias.

Com a pausa, os valores das demais prestações serão alterados e os juros do período pausado serão distribuídos pelas demais parcelas, aumentando o valor da prestação mensal. O prazo final de pagamento do contrato também é postergado automaticamente, permanecendo a quantidade de parcelas a pagar, taxa de juros e demais condições contratadas.

No caso de empréstimos com atraso, o período pausado considera as parcelas atrasadas e os encargos por atraso também são incorporados ao saldo devedor.

A Caixa esclarece que não fará a prorrogação do prazo de maneira automática, sendo necessária a manifestação do cliente.

Quem pode solicitar

Clientes com contratos de crédito parcelado PF e PJ em dia ou com até 50 dias em atraso.

Quando não é possível fazer a solicitação

- Caso o tipo de empréstimo não esteja entre as modalidades passíveis de pausa;
- Caso o contrato já tenha atingido o limite máximo de parcelas pausadas;
- Caso o contrato tenha tido carência na contratação, o período da pausa estará limitado até 6 parcelas no total.

Como solicitar

Pedido de Pausa de até três parcelas - Solicite pelo Internet Banking Caixa ou pelo App Caixa, opção "crédito" > "pausar contratos".

Pedido de Pausa de até 6 parcelas - Ligue 0800 726 8068, opção 2 ou fale no WhatsApp pelo telefone 0800 726 0104, opção 4.

Construcard e Crédito Auto – A solicitação deve ser feita exclusivamente por meio do WhatsApp 0800 726 0104.

Os clientes da Agência Digital podem ligar para 3004 8104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 208 8104 (demais regiões).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.