Educa Mais Brasil

Mulheres em vulnerabilidade social recebem cursos gratuitos de capacitação profissional

O projeto faz parte de uma ação do Ministério da Educação em parceria com os Institutos Federais de Educação Profissional.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A capacitação será ofertada através dos Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC).
A capacitação será ofertada através dos Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC). (Foto: Educa Mais Brasil )

BRASIL - Cerca de 5,4 mil vagas em cursos de formação profissional serão disponibilizadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social em quatro estados brasileiros de três regiões do país: Amapá e Rondônia (Norte), Maranhão (Nordeste) e Minas Gerais (Sudeste). A capacitação será ofertada através dos Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

As aulas serão ministradas nos próprios institutos, de acordo com as necessidades educacionais e econômicas de cada região, com a previsão de início para o mês de março, finalizando até a primeira quinzena de maio. A expectativa do MEC é expandir os cursos para outras regiões.

No Instituto Federal do Amapá (IFAP), serão 520 vagas para mulheres ribeirinhas, negras, quilombolas e indígenas. A instituição também planeja, a médio prazo, promover cursos de microempreendedora individual, operadora de resíduos sólidos, promotora de vendas e operadora de máquinas e resíduos agrícolas.

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) oferece 600 vagas para os cursos de cuidadora infantil, de idosos, padeira, esteticista facial, maquiadora e operadora de processamento de pescado.

Já o Instituto Federal do Sul de Minas disponibiliza 1.800 vagas para cursos de copeira, costureira, cuidadora de idosos, depiladora, garçonete e informática.

No Maranhão, o IFMA tem 2.490 vagas para cursos de auxiliar administrativo, operadora de pescado, balconista de farmácia, dentre outras opções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.