BRASÍLIA - O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3,2 pontos de fevereiro para março. Com o resultado, o indicador caiu para 96,8 pontos, em uma escala de zero a 200, menor valor desde outubro de 2018 (94,4 pontos).
De acordo com a FGV, o índice acumula uma perda de 8,3 pontos nos últimos três meses. Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 2,8 pontos, após de seis meses de altas consecutivas.
Em março, a confiança caiu em nove dos 13 segmentos do comércio pesquisados pela FGV. A queda foi influenciada pela piora da percepção dos empresários com relação tanto ao momento presente quanto às expectativas.
O Índice de Situação Atual caiu 4,2 pontos, para 89,0, menor valor desde maio de 2018 (88,9). Já o Índice de Expectativas recuou 2,2 pontos, para 104,6.
Segundo o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, os primeiros resultados da confiança do comércio em 2019 sugerem “certa frustração e cautela dos empresários com o andamento do ritmo das vendas”.
O desempenho do indicador, para Tobler, reforça o cenário “de lenta recuperação do setor influenciado pelo elevado nível de incerteza e do arrefecimento da confiança dos consumidores”.
Saiba Mais
- Domingos e feriados sem comércio: portaria fere liberdade econômica, alegam entidades do setor
- Regra sobre trabalho no comércio aos domingos e feriados entra em vigor em julho
- Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história
- Lula ameaça retaliar EUA por novas tarifas sobre exportações brasileiras
- Dia da Consciência Negra: saiba o que abre e fecha neste feriado em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.