Economize

Saiba como economizar energia com a mudança da bandeira tarifária

Para maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica definiu a bandeira tarifária amarela.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Será adotada a bandeira tarifária amarela no mês de maio
Será adotada a bandeira tarifária amarela no mês de maio (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Com a diminuição das chuvas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), passa a adotar a bandeira tarifária amarela no mês de maio, agora será cobrado R$ 1 a cada 100 kilowatt dos consumidores. Veja algumas dicas para diminuir o consumo de energia!

Televisão: Representa de 10 a 15% do valor de sua conta. Portanto, não esqueça: não deixe a televisão ligada quando ninguém estiver assistindo e evite o hábito de dormir com a televisão ligada. Se o fizer, use a opção de programação de tempo para desligar.

Máquina de Lavar: Acumule uma grande quantidade de roupas para lavá-las de uma vez só.

Lâmpadas: A iluminação representa de 15% a 25% do valor de sua conta, veja como é simples economizar: Aproveite ao máximo a luz natural; Evite acender lâmpadas durante o dia; Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas e circulares; Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, com exceção daquelas que contribuem para a sua segurança.

Ferro elétrico: O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor de sua conta de luz. Procure usá-lo corretamente. Use o ferro elétrico quando houver uma grande quantidade de roupa para passar, sempre utilizando a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Nunca deixe o ferro ligado desnecessariamente.

Dia a dia: Pinte as paredes e o teto com cores claras. Isso também ajuda a economizar energia.

Chuveiro elétrico: Use, sempre que possível, o chuveiro na posição VERÃO, feche a torneira para se ensaboar, limite seu tempo debaixo da água quente e limpe periodicamente os furinhos do chuveiro.

Geladeira: Depois do chuveiro elétrico, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz. Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante, não guarde alimentos quentes, não use a parte traseira para secar roupas, observe a borracha de vedação e coloque a geladeira desencostada da parede e de móveis. A vilã: aposente a geladeira velha, ela pode ser o grande provocador de consumo alto na sua casa, representando cerca de 40% da sua conta de energia.

Na hora da compra, dê preferência a aparelhos e equipamentos com o selo A do Programa de Conservação de Energia Elétrica- Procel do Ministério de Minas e Energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.