Balanço

Demanda por voos domésticos volta a crescer após 19 meses de retração

Em março, quantidade de passageiros transportados foi apurada em 7,4 milhões.

Imirante.com, com informações da Anac

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Em março de 2017, a demanda internacional apresentou aumento de 17,8%.
Em março de 2017, a demanda internacional apresentou aumento de 17,8%. ( Foto: Reprodução)

BRASÍLIA – A demanda doméstica (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) registrou aumento de 5,4% em março de 2017, comparada com o mesmo mês de 2016, sendo a primeira alta do indicador após 19 meses consecutivos em queda. A oferta também registrou crescimento, da ordem de 3,5% na mesma comparação, após 18 meses consecutivos em queda.

A quantidade de passageiros transportados foi apurada em 7,4 milhões de passageiros pagos em voos domésticos em março, representando um aumento de 3,6% em relação a igual período do ano anterior.

Gol e Latam permaneceram na liderança no mercado doméstico, com participações de mercado da ordem de 35% e 33%, respectivamente. A Azul teve mais um mês de crescimento em sua participação, alcançando 18,7% no mês, enquanto a Avianca registrou 12,7%. A participação somada de todas as empresas concorrentes das duas líderes do mercado alcançou 32%, representando um avanço de 4,7% na comparação com março de 2016.

Em março de 2017, a taxa de aproveitamento das aeronaves foi de 79%, o que representou alta de 1,9% frente ao mesmo mês do ano anterior, sendo a quinta variação positiva consecutiva do indicador e o maior nível já alcançado para o mês de março desde o início da série em 2000.

No mês, foram transportadas 35.492 toneladas de carga paga e correio, o que representou aumento de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mercado internacional

Em março de 2017, a demanda internacional das empresas brasileiras apresentou aumento de 17,8%, sendo o sexto mês consecutivo de alta, enquanto a oferta cresceu 9,3%, representando o quinto aumento consecutivo. A quantidade de passageiros transportados no mercado internacional foi de 675 mil passageiros.

A taxa de aproveitamento das aeronaves das empresas brasileiras no mercado internacional no mês foi de 84,0%, o que representou um aumento de 7,8% em relação a março de 2016. O indicador está em alta há 10 meses.

Os quatro indicadores mencionados alcançaram nível recorde para o mês de março na série histórica iniciada em 2000.

No mês, foram transportadas 18.207 toneladas de carga e correio o que representou aumento de 22,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os dados estão disponíveis no relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O relatório pode ser acessado na seção Dados e Estatísticas do portal da ANAC na internet ou por meio deste link.

O relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

Além de continuar dando publicidade aos dados estatísticos de demanda e oferta do setor, a partir de 2017 a Agência buscou dar um maior enfoque à evolução dos indicadores ao longo do tempo, com o intuito de contextualizar a sociedade sobre os movimentos e tendências do mercado, além de buscar atribuir ao relatório uma leitura mais leve e mais alinhada aos relatórios internacionais similares, como por exemplo o da International Civil Aviation Organization (ICAO).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.