Premiação

Estudantes do IFMA são premiados em evento nacional da ABCM

O estudante Bruno Carneiro recebeu o prêmio durante um evento em Vitória-ES.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Divulgação. )

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica Industrial do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus São Luís-Monte Castelo receberam a premiação máxima, na categoria Melhor Trabalho do Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM), com o trabalho “Aplicativo em ambiente Matlab para metodologia educacional no dimensionamento de projetos fotovoltaicos”. Os estudantes Bruno Carneiro, Rômulo Siqueira, Ricardo Rodrigues e Dalmir dos Santos foram orientados pelo professor do Departamento de Mecânica e Materiais do IFMA)Campus São Luís – Monte Castelo, Rubens Soeiro. O estudante Bruno Carneiro recebeu o prêmio durante o Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, evento bienal da área, que aconteceu de 7 a 10 de novembro em Vitória-ES.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um software didático em energia solar” submetido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e orientado pelo professor do IFMA, Rubens Soeiro. “Elaboramos um aplicativo para o suporte educacional em disciplinas envolvendo o estudo de fontes de energia alternativa, especificamente na área de energia solar fotovoltaica. Nesta pesquisa, é feita uma interface gráfica para auxílio e aprendizado de alunos no dimensionamento de projetos fotovoltaicos, onde o usuário entra em um ambiente didático e pode fazer simulações de sistemas de geração elétrica por meio de placas solares”, explicou o professor.

O professor ressaltou a importância dessa premiação para estimular outros estudantes a iniciarem as suas pesquisas. “Esta premiação é muito importante para o estímulo dos graduandos. É uma forma de reconhecer o esforço envolvido em estudos, pesquisas, trabalhos e projetos científicos, fomentar a iniciação científica dos alunos e dar impulso para que eles possam criar, gerar produtos, inovar e encontrar soluções. É uma forma também de mostrar a qualidade do trabalho desenvolvimento no Departamento de Mecânica e Materiais”, contou.

O estudante Bruno Carneiro viajou para Vitória- ES para receber o prêmio durante o Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, evento bienal da área, que aconteceu de 7 a 10 de novembro. Ele conta que a premiação foi um reconhecimento da pesquisa desenvolvida no IFMA. “Foi sublime ver reconhecido o empenho que desenvolvemos no software. Foi uma forma de dar espaço para a divulgação da pesquisa por meio dos eventos promovidos pela ABCM. É um reconhecimento do trabalho da iniciação científica do nosso grupo e orientado pelo professor Rubens”, ressaltou o estudante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.