Economia

Emprego: intenção de contratar aumenta no comércio

Entre julho deste ano e igual mês de 2015, a intenção de contratar cresceu 6,4% – o primeiro positivo desde janeiro de 2014.
Portal Brasil20/07/2016 às 16h50

BRASIL - O índice que mede a intenção de novas contratações no comércio aumentou entre junho e julho. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve uma elevação de 9,3%, o que levou o indicador para próximo do nível de otimismo.

Essa pesquisa é semelhante a um termômetro, tudo o que estiver acima de 100 pontos indica otimismo, o que estiver abaixo sugere redução do ritmo de atividade. Nessa edição, o indicador que mede a intenção de contratar chegou aos 96,3 pontos.

Os números fazem parte do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências do setor.

Na comparação entre julho deste ano e igual mês de 2015, a intenção dos comerciantes em contratar funcionários cresceu 6,4% – essa foi a primeira variação anual positiva desde janeiro de 2014 nesse tipo de comparação.

Investimentos no comércio

O movimento de alta na intenção de ampliar o quadro de trabalhadores está alinhada à intenção de investimentos, que registraram avanço de 3,1% entre junho e julho.

Com esse desempenho, esse indicador chegou aos 64,7 pontos, o que indica que ainda há espaço para melhorar o nível de confiança.

Segundo a entidade, a apreciação da taxa de câmbio e a perspectiva de não haver novos aumentos nas taxas de juros favorecem as intenções de investimentos no comércio.

“A decisão de investimento dos comerciantes será baseada principalmente no comportamento da taxa de juros. Com juros mais baixos associados ao câmbio mais favorável ao comércio, teremos uma janela positiva”, argumentou Izis Ferreira, economista da CNC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.