Política

Dilma Rousseff discute comércio exterior com equipe econômica

O encontro ocorre a menos de uma semana do Fórum Econômico Mundial.

Paulo Victor Chagas / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Marcelo Camargo / Agência Brasil)

BRASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff promoveu uma reunião com membros da equipe econômica e da internacional para discutir as medidas que o governo pretende implementar este ano para ampliar o comércio exterior.

Embora o encontro ocorra a menos de uma semana do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, os principais assuntos discutidos podem ter sido a política nacional de exportações e o estímulo à abertura de novos mercados aos produtos brasileiros. No fim do mês, a presidenta vai reativar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão. Na abertura da primeira reunião do Conselhão, Dilma pretende apresentar algumas medidas que poderão ser adotadas para superar a crise econômica.

Os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, participaram das discussões, que duraram três horas e meia.

Também compareceram à reunião os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, e do vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias.

Durante café da manhã com jornalistas na sexta-feira (15), Dilma manifestou otimismo quanto ao processo de recuperação do saldo da balança comercial brasileira por meio do aumento das exportações e do aumento da produção interna de insumos. Um representante do Tesouro Nacional também esteve presente, assim como o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.