Petróleo

Produção de petróleo no pré-sal aumentou em novembro, diz Petrobras

Está mantida a meta de produção de 2.125 mil barris por dia.

Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação)

RIO DE JANEIRO - A produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras, na camada pré-sal, aumentou 1,8% em novembro na comparação com o mês anterior. Segundo a empresa, a média diária chegou a 1,023 milhão barris de óleo equivalente por dia (boed), enquanto em outubro, tinha ficado em 1,005 milhão boed. Somente com o petróleo, foram produzidos em média 820 mil barris por dia (bpd), o que representou uma elevação de 1,3%, também em relação ao mês anterior, quando ficou em 809 mil bpd.

Já a produção média de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior houve redução de 1,8%, em novembro. Pelos números da Petrobras, foram 2,71 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), contra 2,76 milhões boed do mês de outubro.

O motivo apontado pela companhia foram as paralisações de unidades produtivas durante a greve dos petroleiros. Apesar disso, a Petrobras informou que está mantida a meta de produção de 2.125 mil barris por dia de petróleo no Brasil para este ano.

No mês passado a produção média de petróleo no Brasil alcançou 2,07 milhões de barris por dia (bpd). O resultado representou queda de 1,4% em relação ao volume produzido em outubro (2,10 milhões bpd). Na produção de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, a queda ficou em 4%, com produção de 71,7 milhões metros cúbicos por dia (m³/dia), enquanto em outubro era de 74,7 milhões m³/dia.

No exterior a produção no penúltimo mês do ano atingiu 190 mil boed, redução de 2,4% diante dos 194 mil boed do mês anterior. A empresa informou que a queda é decorrente de operações de limpeza das linhas de produção no Campo de Saint Malo e manutenções feitas na plataforma dos campos de Lucius e Hadrian South, nos EUA. A Petrobras disse também que a produção média de petróleo caiu 3,7% em novembro com os 96 mil bpd. Quanto ao gás natural houve redução de 1% com produção média no exterior de 16,0 milhões m³/d.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.