Dicas de Saúde

Dormir de barriga para cima pode dar dores nas costas?

Por se tratar de uma dor na coluna, muitas pessoas acabam recorrendo à automedicação para aliviar a dor o que é um erro.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Foto: Divulgação)

Sentir dor não é normal, principalmente quando essa dor vem da coluna. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor nas costas é uma das doenças mais frequentes na população mundial, e a estimativa é de que cerca de 80% da população mundial terá, ao menos uma vez na vida, um episódio de dor nas costas. No Brasil, um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou que cerca de 70% dos adultos, entre 30 e 39 sofrem com algum tipo de doença na coluna vertebral.


Por se tratar de uma dor na coluna, muitas pessoas acabam recorrendo à automedicação para aliviar a dor o que é um erro. De acordo com o Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), diversos são os fatores que podem influenciar na dor na coluna. “Sedentarismo, obesidade, má postura, alterações das curvaturas da coluna, crescimento acelerado e envelhecimento estão entre as principais causas de dor na coluna. Além disso, algumas posturas ou movimentos como agachar ou levantar pesos excessivos também podem comprometer a região lombar”, explica.


Para prevenir as doenças na coluna, é importante evitar carregar peso e respeitar a limitação do seu corpo. “Praticar exercícios físicos regularmente, manter o equilíbrio do corpo, preservar a coluna, abaixar-se ou levantar sempre com a coluna reta são práticas simples do dia a dia que pode prevenir uma lesão mais grave na coluna”, afirma o Dr.Mauricio.


Mitos e Verdades


Para desvendar os mitos e verdades sobre a coluna, o neurocirurgião Mauricio Mandel listou as principais dúvidas dos pacientes em seu escritório e revela o que é mito.


O sobrepeso pode causar dor nas costas


Verdade. Quem está acima do peso tem mais chances de sofrer com dores nas costas, pois o excesso de peso pode comprimir a coluna e prejudicar os discos intervertebrais.


O colchão duro é o mais indicado para quem tem dor nas costas


Mito. O ideal é escolher um colchão de acordo com o seu peso. O colchão bom é aquele você consegue dormir e acordar bem sem sentir dor nas costas. Se você sentir dificuldade em levantar e muita dor nas costas, procure um médico e talvez seja necessário trocar o colchão por um novo.


É importante sentar somente com a coluna ereta


Mito. No dia a dia às vezes é difícil manter a coluna ereta e você pode acabar se curvando. Se você passa o dia todo sentada, é importante fazer algumas pausas, levantar e caminhar.


Apoiar o celular no ombro pode desencadear o torcicolo


Verdade. Ao curvar a cabeça para apoiar o celular no ombro pode dar um mau jeito no pescoço, principalmente se a pessoa permanecer nessa posição por um longo tempo. A pessoa pode sofrer uma tensão de um lado do pescoço e provocando o torcicolo.

A dor na coluna só pode ser tratada com cirurgia


Mito. Tudo vai depender do tipo de doença que afeta a coluna, em alguns casos, há necessidade do paciente se submeter ao tratamento minimante invasivo para tratar o problema, mas poucos casos como de fratura cervical é indicada para cirurgia.


Permanecer muito tempo em pé dá dores nas costas


Verdade. Sim, ficar na mesma posição pode provocar um enrijecimento da coluna vertebral e tensão muscular, a consequência pode ser uma dor forte na região.


Dormir de barriga para cima pode dar dores nas costas


Mito. As melhores posições para dormir e não sentir dor nas costas é de decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para o lado esquerdo ou direito). Quem já apresenta um quadro de dor na coluna deve evitar dormir com a barriga para baixo.


Exercício físico prejudica a coluna


Parcialmente verdade. Os exercícios em excesso e sem a orientação de um profissional podem interferir na saúde da coluna da vertebral, mas a ausência da atividade física também pode ser prejudicial.
O ideal é não abandonar a atividade física e praticá-la com moderação para evitar futuros problemas na coluna vertebral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.