Condenado no mensalão

Justiça da Itália decide por extradição de Henrique Pizzolato

Ex-diretor do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos por participar do mensalão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
Ex-diretor do BB foi condenado a 12 anos.
Ex-diretor do BB foi condenado a 12 anos. (Arquivo)

SÃO LUÍS - A Corte de Cassação de Roma, na Itália, decidiu, nesta quinta-feira (12), extraditar para o Brasil o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no julgamento do mensalão. A decisão aceita um recurso feito pelo governo brasileiro contra a negativa de extraditar Pizzolato, feita no ano passado. Agora, a decisão sobre a extradição para o Brasil é política e vai para o Ministério da Justiça da Itália. O prazo para a decisão é de até três semanas.

De acordo com Supremo Tribunal Federal (STF), Pizzolato cometeu os crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Em 2013, Pizzolato, que tem cidadania italiana, fugiu do país; foi preso na cidade de Maranello, em fevereiro de 2014, por portar documento falso; e solto em 28 de outubro, quando a Corte de Bolonha negou sua extradição e permitiu que ele respondesse em liberdade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.