Economia

Aneel define aumento de taxa de retorno das distribuidoras de energia

A previsão é que o impacto desse aumento nas tarifas seja cerca de meio ponto percentual.

Sabrina Craide / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (3), um aumento de 7,5% para 8,09% da taxa de retorno para as distribuidoras de energia, denominada Wacc. O novo percentual deverá ser aplicado durante o quarto ciclo de revisões tarifárias das distribuidoras, que ocorrerá entre 2015 e 2018. A previsão é que o impacto desse aumento nas tarifas seja cerca de meio ponto percentual.

No terceiro ciclo de revisão tarifária, aprovado em 2011, a taxa foi reduzida de 9,95% para 7,5%. O índice que havia sido proposto para o quarto ciclo foi 7,16%, mas, após audiência pública, o valor aumentou.

O Waac é a remuneração dos investimentos das distribuidoras e é calculado com base nos riscos do negócio de distribuição de energia elétrica no país e das taxas de juros da economia. O índice entra no cálculo do reajuste das tarifas das distribuidoras, que levam em conta também questões como variação da inflação e os gastos com a compra de energia.

“Acreditamos que fizemos a melhor escolha, acreditamos no sucesso do novo Wacc que será aplicada nas próximas revisões”, disse o diretor André Pepitone, relator da matéria. Durante a reunião da diretoria, representantes de distribuidoras pediram que a Aneel coloque o Wacc em termos compatíveis com os riscos da atividade de distribuição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.