Saúde

Infectologista responde perguntas sobre a febre Chikungunya

Dr. Alfredo Passalacqua, infectologista, responde às principais dúvidas sobre a nova doença.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Reprodução)

Para ajudar na prevenção adequada da nova doença, a febre Chikungunya, nada como a informação. E para ajudar a todos com mais dados sobre esse novo mal que vem atingindo mais e mais pacientes, o Dr. Alfredo Passalacqua, infectologista, responde às principais dúvidas sobre a nova doença:

O que é a Chikungunya?

“A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus”.

Quais os sintomas?

“Os principais sintomas são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaléia e exantema. Eles costumam durar de três a dez dias. O maior problema são as fortes dores nas articulações, que chegam a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora”.

É contagioso?

“Não existe transmissão entre pessoas. A única forma de infecção é pela picada dos mosquitos infectados”.

É uma enfermidade grave?

“Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora dores nas articulações possam continuar ativas por muito tempo”.

Como é feito um diagnóstico?

“O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, se busca a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo”.

Qual o tratamento?

“Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre Chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos mais graves, é necessária internação. Pacientes com febre Chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados”.

Qual a forma de prevenção?

“O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre Chikungunya”.

Saiba como eliminar o risco da doença:

- Evitar o acúmulo de água limpa e parada;

- Encher pratinhos de plantas de areia;

- Evitar o acúmulo de água em calhas , garrafas, latas e pneus;

- Manter lixeiras, vasos sanitários e caixas d'água fechadas;

- As piscinas devem ser cobertas com lonas bem esticadas;

- Ralos externos, canaletas para drenagem da água e fossos de elevador devem ser tampados;

- Recolher entulhos do quintal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.