Economia

Confiança do comércio cai menos em outubro, mas queda trimestral é acentuada

A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira (27) o indicador, que tinha registrado retração de 11,6% em setembro, e caiu 8,7% em outubro.

Vinicius Lisboa / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

RIO DE JANEIRO - O Índice de Confiança do Comércio continuou em queda em outubro, porém com uma intensidade menor que a registrada em setembro, nas comparações com os mesmos meses do ano passado. A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira (27) o indicador, que tinha registrado retração de 11,6% em setembro, e caiu 8,7% em outubro.

Os dados trimestrais, no entanto, mostram que o indicador teve queda mais acentuada no último período divulgado. Nos três meses encerrados em outubro, o índice caiu 10,3%, enquanto nos três meses encerrados em setembro e agosto as quedas haviam sido 8,7% e 7,3%.

A taxa trimestral de expectativas seguiu esse movimento de acentuação da queda, passando de -4,2% no período terminado em setembro para -6,8% no encerrado em outubro. Já o Índice da Situação Atual (ISA-Com) para o trimestre se manteve em -15,9%.

Nas taxas mensais, o ISA-Com teve uma melhora em outubro, saindo de uma queda de 17,9% em setembro para uma de 10,2%. O Índice de Expectativas de outubro, entretanto, teve piora, de -7,6% para -7,8%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.