Energia Elétrica

Estatais de energia podem contratar novas operações de crédito

Medida foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União.

Pedro Peduzzi/Agência Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Objetivo é facilitar a reestruturação de dívidas de estatais de energia.
Objetivo é facilitar a reestruturação de dívidas de estatais de energia. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O governo federal ampliou de R$ 800 milhões para R$ 1,9 bilhão o valor das contratações envolvendo operações de crédito destinados ao saneamento econômico e financeiro das empresas estatais de energia elétrica. A medida, anunciada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (1º), em resolução do Banco Central. Por meio dela, a autoridade monetária pretende facilitar a reestruturação de dívidas dessas empresas.

A decisão foi motivada pela aquisição da Companhia Energética de Goiás (Celg) pela Eletrobras. No caso da Celg Distribuidora, foi feito um acordo com a Eletrobras e com o estado de Goiás de venda do controle da companhia. "Para a Eletrobras adquirir a Celg, foi necessário que a empresa mudasse seu perfil de dívida”, explicou Aílton Madureira, coordenador-geral de Investimento Público do Tesouro Nacional, durante o anúncio das medidas.

Assim, uma estatal do setor poderá alterar o perfil da sua dívida, negociando o pagamento em um prazo maior ou trocando o perfil de juros, de uma dívida com juros mais caros para uma com níveis mais baratos. Apesar de motivada pela negociação entre Celg e Eletrobras, a medida vale para as demais estatais de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.