Abastecimento

Ministério investe R$ 160 milhões em cisternas para regiões rurais

Marcelo Brandão/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

BRASÍLIA - O Ministério da Integração Nacional informou hoje (16) que foram liberados R$ 160 milhões para fornecimento de um lote de 30 mil cisternas para comunidades rurais de Minas Gerais, do Sergipe, do Piauí, de Pernambuco, da Bahia e do Ceará. A meta do governo é beneficiar mais de 150 mil pessoas apenas com esse lote de reservatórios, que começou a ser distribuído em abril.

A medida faz parte do Programa Água para Todos, que pretende contemplar mais 750 mil famílias até o fim de 2014, com a implementação de cisternas de consumo e de produção, sistemas coletivos de abastecimento de água, kits de irrigação e pequenas barragens. De acordo com o ministério, 2,9 milhões de pessoas foram beneficiadas até agora pelos reservatórios. Cada cisterna é capaz de armazenar 16 mil litros de água, suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas por seis meses.

A verba é destinada à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável por identificar as famílias a serem atendidas e contratar empresas que distribuirão as cisternas. Em conjunto com a sociedade civil, as prefeituras ajudam a definir as famílias a serem beneficiadas.

Para diminuir a influência política na seleção das famílias beneficiadas, foram organizados Comitês Gestores Municipais, formados por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal. Essas associações auxiliam no cadastramento e na validação das famílias a serem contempladas.

Em caso de mau uso dos benefícios, o ministério orienta as famílias a ligarem para a ouvidoria da pasta. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800-61-0021, bem como pelo site do programa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.