Política

Câmara aprova projeto que regulamenta as Guardas Municipais

Proposta permite uso de arma de fogo nos casos previstos no "Estatuto do Desarmamento".

Imirante.com, com informações da Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Projeto que trata do funcionamento das guardas municipais foi aprovado pelo Plenário da Câmara.
Projeto que trata do funcionamento das guardas municipais foi aprovado pelo Plenário da Câmara. (Biné Morais / O Estado (arquivo))

SÃO LUÍS – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (23) o Projeto de Lei (PL) nº 1.332/03, que regulamenta a criação e o funcionamento das Guardas Municipais, permitindo o uso de arma de fogo nos casos previstos no "Estatuto do Desarmamento" (Lei 10.826/03). A matéria, agora, vai ser enviada ao Senado.

Nos termos do "Estatuto do Desarmamento", o porte de arma aos guardas-municipais será permitido nas capitais dos Estados e nos municípios com mais de 500 mil habitantes; e em cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço. O direito ao porte de arma poderá, entretanto, ser suspenso em razão de restrição médica, decisão judicial ou por decisão do dirigente com justificativa.

Segundo o texto, a Guarda Municipal não poderá ter efetivo maior que 0,4% da população do município com até 50 mil habitantes. Nas cidades com população maior que 50 mil pessoas e menor que 500 mil, o efetivo mínimo será de 200 guardas; e o máximo, de 0,3% da população. Para municípios com mais de 500 mil habitantes, o índice máximo será de 0,2% da população. Também de acordo com o PL, a competência geral das guardas municipais é a proteção de bens, serviços, ruas públicas e instalações do município.

O PL determina, ainda, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reserve, às Guardas Municipais, o número 153 e uma faixa exclusiva de frequência de rádio; a utilização, preferencialmente, de uniforme e equipamentos padronizados na cor azul-marinho; e faculta o uso de outras denominações consagradas pelo uso, como "Guarda Civil", "Guarda Civil Municipal", "Guarda Metropolitana" e "Guarda Civil Metropolitana".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.