Dica de Saúde

Dica de Saúde: saiba identificar a endometriose

Imirante17/09/2013 às 06h38

Endometriose é uma mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo, causando dor e sangramento irregular. As consequências da endometriose variam de acordo com a sua localização. As principais consequências desta doença não tratada são: formação de aderências nos órgãos abdominais, dificuldade de engravidar, comprometimento de órgãos como ovários, útero, bexiga e intestinos.

Alguns sintomas da endometriose são: dor, principalmente durante a menstruação, caracterizando as cólicas menstruais e alterações intestinais ou urinárias.

O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico desta doença, que depende da realização da biópsia. Esta é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos. Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação. Alguns casos podem necessitar ainda da retirada de órgão gravemente afetado pela endometriose.

Para evitar está doença é preciso visitar o ginecologista regularmente, mas algumas medidas podem ajudar

Evite o stress

Pratique atividade física

Tenha uma alimentação saudável

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.