Meio Ambiente

Projeto proíbe descarte de lixo em lugares públicos

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

BRASÍLIA - A Câmara analisa o Projeto de Lei 5089/13, da deputada Liliam Sá (PSD-RJ), que proíbe o descarte de lixo em praias, rodovias, rios, ruas, praças e lugares públicos. Para isso, a proposta determina a instalação nesses locais de lixeiras “em quantidade e tamanho adequados”.

A fiscalização nas áreas urbanas e praias será responsabilidade das prefeituras, que poderão estabelecer multas para quem descumprir a lei. Nas rodovias, os responsáveis serão os órgãos responsáveis pela sua manutenção. O valor arrecadado pelas multas será destinado à limpeza urbana.

“Todo cidadão tem o dever de colaborar com a limpeza pública. O lixo que vai para o mar causa uma série de problemas aos animais marinhos, como a morte por asfixia, que é o caso das tartarugas, que muitas vezes confundem plásticos com algas ou águas vivas”, destacou a deputada.

Segundo ela, o lixo deixado nas praias também pode prejudicar o ser humano, “envenenando, por meio da cadeia alimentar, e, em muitos casos, podendo levar à morte”.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.