Suspeito de portar maculosa foge do hospital em Duque de Caxias (RJ)

Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

Rio de Janeiro - Um rapaz de 22 anos, que saiu escondido do hospital antes de receber alta, pode ser a sexta vítima de febre maculosa no Estado. Ele foi internado no Hospital Municipal de Duque de Caxias na quarta-feira com sintomas da doença: febre, dor de cabeça, falta de apetite, náusea e dores generalizadas pelo corpo. Na quinta à noite, o paciente deixou a unidade pela porta dos fundos acompanhado da mulher.

Nesta sexta, o secretário de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro, fez um apelo para que o homem retornasse ao hospital: estamos preocupados com a integridade deste indivíduo, ele corre risco de morte", afirmou, acrescentando que um funcionário o viu sair do hospital, mas não pôde fazer nada. "Tecnicamente ele não fugiu porque não estava preso. O cidadão tem o direito de ir e vir", explicou Berro.

A suspeita é de que o paciente tenha contraído a doença enquanto esteve no município de Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro, no início do mês. Em 2002, foram registrados oito casos de febre maculosa em Barra do Piraí. No hospital, ele contou ter sido atacado por mais de 15 carrapatos, enquanto capinava um terreno da região.

A Secretaria de Saúde de Caxias informou que o paciente estava sendo tratado com antibióticos há apenas 24 horas, mas que o tratamento deveria durar uma semana. De acordo com o secretário Berro, a interrupção do tratamento pode levar o organismo infectado a adquirir resistência aos remédios. Os médicos que atenderam a possível vítima realizaram a coleta de sangue, e enviaram à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para análise de confirmação de febre maculosa. O resultado deve sair nos próximos dias.

Para evitar o possível contágio de familiares e vizinhos do paciente, equipes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município de Duque de Caxias fizeram inspeção na residência do paciente, mas não encontraram o carrapato transmissor da doença.

Até agora, a Fiocruz já confirmou cinco casos de febre maculosa no Estado. Duas pessoas morreram, duas permanecem internadas e uma já está em casa. Ainda aguarda o resultados de exames uma economista, que se tratou na clínica São Vicente e já foi liberada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.