Brasileiro paga mais caro pelo café-da-manhã de todo dia

Ana Paula Grabois

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

O café-da-manhã está pesando mais no bolso do brasileiro em razão das pressões provocadas pela alta do dólar.

Enquanto a renda média do trabalhador brasileiro fechou com queda de 4,2% no ano (de janeiro a julho), pão francês, manteiga, margarina e leite subiram de preço este ano.

De acordo com dados apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o pão francês já aumentou 18,69% por conta do efeito do câmbio sobre o preço do trigo.

Já a manteiga subiu 9,89% neste ano com o aumento do leite. A margarina, influenciada pelo aumento a soja, subiu 4,42% de janeiro a setembro.

A soja é o principal insumo do óleo vegetal usado na margarina. O leite, devido a um ajuste para recompor a queda de preço no ano passado, registrou alta de 14,78% neste ano.

Até o açúcar cristal, que embora acumule deflação de 1,80% no ano, apontou um aumento de 1,62% em setembro. E a tendência é que suba mais pois o preço no atacado já elevou-se em 8,65% em setembro, segundo o IPA (Índice de Preços no Atacado), calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O mesmo ocorre com o café. Embora ainda apresente deflação de 2,54% no ano, o produto em grão foi o segundo que mais causou pressão na inflação do atacado em setembro. A alta foi de 24,59% somente no mês passado.

O café e o açúcar têm relação com o dólar pois são cotados internacionalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.