Previsão de forte seca no NE em 2003

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Especialistas em meteorologia, participantes da 9ª Reunião de Análise Climática do Nordeste Brasileiro, alertam que a seca no Nordeste em 2003 deve ser semelhante à de 1998.

Há quatro anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estiagem na região do semi-árido foi uma das cinco mais intensas do século 20.

A previsão leva em conta o aumento da temperatura da água e a alteração no comportamento dos ventos no Pacífico Sul, variações típicas do fenômeno El Niño.

Hoje, vários municípios do Nordeste estão sendo atingidos pela seca e decretaram estado de emergência.

Segundo o secretário Nacional de Defesa Civil, José Wilson Pereira, o Ministério da Integração Nacional dispõe de R$ 10 milhões para ajuda a cerca de 221 municípios nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Piauí, sendo que o último é o mais afetado.

O encontro é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.