Deputados embarcam amanhã para Cúpula Mundial "Rio + 10"

Agência Câmara

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Durante a "Rio + 10", a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável que está acontecendo em Johanesburgo, na África do Sul, a Câmara dos Deputados será representada por um grupo de parlamentares que embarca para o encontro neste sábado. Estarão presentes o presidente da Casa, Aécio Neves; o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, Pinheiro Landim (PMDB-CE); além de outros integrantes da Comissão, entre eles Fernando Gabeira (PT-RJ) e Sarney Filho (PFL-MA).

Os deputados pretendem apresentar um conjunto de leis ambientais aprovadas pelo Legislativo brasileiro nos últimos anos, além de destacar a adesão do País a tratados como o de Kyoto, que prevê a diminuição da emissão de gases poluentes.

Apesar de a maioria dos participantes brasileiros na Cúpula Mundial acreditar que o País está em posição de vanguarda na questão ambiental, também há críticas. Para o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Luiz Alberto (PT-BA), o discurso das autoridades brasileiras não condiz com a prática. "O Brasil ratificou o protocolo de Kyoto e adotou outras posições bastante avançadas para o exterior, mas, internamente, não há uma prática conseqüente. Portanto, eu não acho que haja o que comemorar. Acredito que o Governo brasileiro vai continuar fazendo declarações importantes, positivas, propostas muito importantes também, sendo que na prática isso não se revela".

Um dos objetivos da Cúpula de Johanesburgo é avaliar, dez anos depois, se foram cumpridos os compromissos assumidos na Conferência Rio 92. Além disso, serão discutidos os problemas ecológicos enfrentados pelos países pobres e a responsabilidade das nações mais desenvolvidas. Mais de 100 chefes de Estado e Governo participam do encontro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.