Bom Jardim

Enquanto aguarda posse, vice-prefeita de Bom Jardim define prioridades do município

Após decisão da Justiça, Malrinete Gralhada assumirá a prefeitura de Bom Jardim.

Gustavo Arruda / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Biaman Prado / O Estado)

BOM JARDIM – Desde que a prefeita Lidiane Leite fugiu e teve a prisão preventiva decretada, após denúncias de desvios de verba pública, o município de Bom Jardim (a 275km de São Luís) aguarda pela posse de um novo gestor. A vice-prefeita Malrinete Gralhada (PMDB) já foi autorizada pela 2ª Vara da Comarca de Bom Jardim a assumir imediatamente o cargo, mas ainda aguarda a diplomação junto à Câmara de Vereadores e continua impedida de entrar na Prefeitura.

Leia mais

Justiça determina que vice-prefeita de Bom Jardim assuma a prefeitura

Duas ações civis requerem afastamento da prefeita do cargo

"Prefeita ostentação” “solta a voz” em show

Em entrevista ao Imirante, Malrinete Gralhada revelou que já estava preparada para assumir a prefeitura, mas ainda não pode fazer isso porque precisa resolver o problema com a Câmara, já que o presidente e o vice-presidente não estão em Bom Jardim. A vice-prefeita acredita que será empossada nesta sexta-feira (28).

“Assim que o juiz deu a decisão, os advogados tentaram notificar a Câmara de Vereadores, mas o presidente (Arão Silva) está em São Luís e o vice-presidente simplesmente sumiu. Os advogados já recorreram à Justiça para que a posse seja realizada. Em 24 horas, a Câmara terá que me dar posse, mas estou aguardando o presidente”, revelou Gralhada.

Mesmo sem tomar posse, Malrinete já definiu algumas prioridades da Prefeitura de Bom Jardim. Além de fazer as contas e saber qual é a real situação financeira e administrativa do município, a nova gestora está preocupada em colocar Bom Jardim em ordem, já que o escândalo envolvendo a administração de Lidiane Leite afetou, em todos os aspectos, a vida da cidade. “No primeiro momento, iremos pedir uma auditoria em todos os setores da prefeitura. Iremos sentar com os assessores e deliberar decisões urgentes, como manter a ordem, pagar os funcionários, pagar a merenda e verificar a questão da saúde, que está um caos, assim como a educação. Vamos tomar essas medidas emergenciais para manter a cidade estável”, disse.

A vice-prefeita reconhece que atravessará uma série de problemas, assim que assumir o cargo máximo de Bom Jardim, e lamenta que a situação no município tenha chegado a esse ponto. Para Malrinete, Bom Jardim vive uma “situação de calamidade”, principalmente na área educacional.

“É uma situação muito difícil. Queríamos nosso município estável, em paz, que as nossas crianças estivessem bem e em sala de aula. Queríamos um município em desenvolvimento, em crescimento, com recursos bem aplicados, mas não é o que está acontecendo, infelizmente. Vivemos dias difíceis, com as nossas crianças sofrendo, os professores reclamando, com salas improvisadas, debaixo de casas cobertas de taipa, com esgoto a céu aberto”, queixa-se Malrinete.

Apesar dos problemas em Bom Jardim, Malrinete está otimista e acredita que o município conseguirá se reerguer o mais rápido possível. Além de acreditar que a união da população será fundamental para que tudo volte ao normal, a vice-prefeita confia em uma punição para os culpados pelos problemas na cidade.

“A justiça existe. A população se uniu, fez as denúncias e o judiciário está fazendo brilhantemente seu trabalho. Confio na justiça do nosso município, do Estado, do país. Bom Jardim vai voltar a sorrir. Tudo isso será resolvido. Estou vendo que isso tudo vai mudar, a administração vai mudar, estou preparada para trabalhar com seriedade, responsabilidade e respeito pelo meu município. De um modo geral, a situação não está fácil, mas com muito comprometimento e apoio das autoridades competentes, iremos levantar Bom Jardim”, diz Malrinete.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.