Voltinha

VÍDEO: felino é visto circulando nas areias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Segundo ICMBio, espécie ainda não foi identificada; entretanto, segundo o órgão, é provável que seja um gato-do-mato ou mesmo uma onça-parda.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05

BARREIRINHAS – Um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra um felino selvagem circulando nas areias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as imagens chegaram ao órgão nesta segunda-feira (26), mas é provável que o registro tenha sido feito no fim de semana.

De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Yuri Teixeira Amaral, a espécie do felino ainda não foi identificada. Entretanto, segundo ele, é provável que seja um gato-do-mato, gato-mourisco ou mesmo uma onça-parda, algum indivíduo macho, bem nutrido. “Nos estudos do plano de manejo, o único felino encontrado foi o gato-do-mato (Leopardus tigrinus), ou gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), mas existe a possibilidade de ser a onça-parda também. Mas, para isso, teria que ter uma imagem melhor ou foto da pegada”, informou o analista.

Ainda segundo o analista do ICMBio, dois brigadistas foram enviados a região para ver se encontram pegadas, na tentativa de identificar a espécie do animal. “Estamos monitorando a situação, pois já nos avisaram que tem gente querendo matar o animal”, informou Yuri Teixeira.

O ICMBio reforça as boas práticas de observação de fauna, como manter distância, fazer silêncio, não capturar nem alimentar os animais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.