Sem infraestrutura

Sem infraestrutura: alunos do ensino médio de Bacabeira estão sem aulas

Governo e prefeitura afirmam que já tomaram medidas para resolver o problema.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
 Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383
Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383

BACABEIRA - Alunos do Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira estão revoltados por ainda não terem conseguido voltar às aulas este ano. Segundo os estudantes, o prédio da escola está em péssimas condições, que se agravaram ainda mais por causa das chuvas.

 Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383
Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383

A escola estadual só tem quatro salas, que são divididas entre 770 alunos em três turnos.

“As salas ficam superlotadas, tem mais de 60 alunos por turno. O pior, é que quando chove a gente fica praticamente no tempo, pois molha tudo. Por fora a escola parece até arrumada, mas por dentro é um verdadeiro caos”, afirma um aluno que preferiu não se identificar.

 Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383
Foto: Enviada via o WhatsApp – (98) 99209-2383

Os estudantes alegam que, para não atrasarem o ano letivo, pediram para a Prefeitura de Bacabeira emprestar o prédio do Centro de Capacitação Ruy Barbosa, que, segundo os alunos, está há um bom tempo sem funcionar.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“A secretária de educação da cidade nos tratou mal e disse que não vai emprestar o prédio pra gente. Só porque queremos ter aula, ficamos passando por humilhação e ameaças. No ano passado, quando usávamos o transporte escolar do município para irmos à escola, éramos humilhados, pois diziam que, como a gente é aluno do Estado, não deveríamos usar o transporte escolar do município. A situação está muito complicada”, afirma um estudante.

Os alunos informaram, ao Imirante.com, que vão entrara na Justiça para que possam ter um local para estudar, enquanto aguardam um posicionamento do governo estadual para reformar o Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que realizou uma reunião, nesta terça-feira (10), no município de Bacabeira, com professores, estudantes, pais e representantes do grêmio escolar do Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira. Na ocasião, foram discutidas medidas referentes à oferta ensino médio no município para garantir o início e qualidade das aulas.

Ainda segundo o governo do Estado, foi acordado com a comunidade escolar, que aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (16). “No prédio sede do Centro de Ensino Monsenhor Luís Alves Madureira funcionarão quatro salas. Outras duas salas funcionarão na Escola Chapeuzinho Vermelho, cedida pela Prefeitura de Bacabeira, e seis salas no anexo localizado no povoado de Periz. Todas as salas terão, no máximo, 40 estudantes. Para garantir as condições necessárias ao funcionamento, a Seduc disponibilizou ao caixa escolar recursos para reparos na rede elétrica e hidráulica no prédio sede da escola”, afirmou a Secretaria de Estado da Educação.

A Prefeitura de Bacabeira, também, se manifestou por meio de nota. Segundo a administração da cidade, foi oferecida aos alunos uma escola para que tenham aula, mas eles não aceitaram. Sobre o empréstimo do Centro de Capacitação Ruy Barbosa, a prefeitura afirmou que não pode emprestar, pois ele deve ser destinado, exclusivamente, para oferecer cursos profissionalizantes, o que será feito nos próximos dias.

 Prefeitura afirma que ofereceu escola para alunos estudarem, mas eles não aceitaram. Foto: Divulgação
Prefeitura afirma que ofereceu escola para alunos estudarem, mas eles não aceitaram. Foto: Divulgação

Veja a nota na íntegra.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.