Fuga

Detentos fogem de presídio de Bacabal na noite dessa quinta-feira

A fuga foi registrada na Unidade Prisional de Ressocialização de Piratininga.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Fuga aconteceu no presídio Piratininga, em Bacabal.
Fuga aconteceu no presídio Piratininga, em Bacabal. (Arte: Imirante.com)

BACABAL - Dezenas de presos fugiram, na noite dessa quinta-feira (25), da Unidade Prisional de Ressocialização de Piratininga, no município de Bacabal. Eles fugiram no momento de uma queda no fornecimento de energia elétrica.

De acordo com informações preliminares do 15º BPM de Bacabal, 20 detentos escaparam do presídio. Os policiais militares foram acionados e cinco presos já foram recapturados.

Veja a nota da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) sobre o caso:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que já foram recapturados 5 dos 20 presos que fugiram, na madrugada desta sexta-feira (26), da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Bacabal. Incursões estão realizadas na localidade pelas forças de segurança pública para recapturar os demais, enquanto são apuradas as responsabilidades.

A gestão prisional esclarece que a fuga ocorreu após uma queda de energia na Unidade Prisional. As circunstancias da fuga estão sendo investigadas.

Superlotação em presídios

Nesta sexta-feira (26), foi divulgado pelo site G1, um raio-X do sistema prisional em 2019 dentro do Monitor da Violência. No Maranhão, o número de detentos em unidades prisionais já ultrapassa 31,7% da capacidade dos presídios. O Estado possui 11.510 detentos, porém o número de vagas é menor: 8.531, de acordo com o levantamento.

Veja nota da Cemar sobre o caso:

A Cemar comunica que a falta de energia elétrica ocorrida no dia 26 de abril, entre 17h35 e 20h26, atingindo parte do município de Bacabal, aconteceu em virtude de intensas descargas atmosféricas que atingiram componentes da rede de distribuição de energia na região.

As equipes de plantão da Cemar trabalharam intensamente e, com segurança, durante todo o período até a regularização do fornecimento da energia elétrica. Por essa ocorrência, a Companhia pede desculpas aos clientes atingidos.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.