Justiça

Semana Nacional do Tribunal do Júri é realizada em Açailândia

Foram realizados três Júri e mais três sessões estão previstas para os próximos dias.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

AÇAILÂNDIA – A Comarca de Açailândia realizou os júris que estavam agendados para a I Semana Nacional do Tribunal do Júri, evento idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o Brasil. A 5ª Vara de Açailândia realizou sessões nos dias 18, 19 e 20, resultando em duas condenações e uma absolvição.

No dia 18 foi levada a julgamento a doméstica Maria Heliene Holanda de Sousa, 53 anos, acusada da morte de Franck José de Sousa Vidal. O crime aconteceu em fevereiro de 2001, e Franck foi morto a tiros de revólver. De acordo com a denúncia, o crime foi motivado em razão da disputa por um bilhete de loteria “supostamente” premiado. A acusada foi absolvida após o conselho de sentença acatar teses defendidas tanto pela defesa quanto pela acusação de “negativa de autoria”, tendo em vista a ausência de prova nos autos.

No julgamento do dia 19, o réu foi o lavrador Carlos Antonio Alves de Sousa, 27 anos, morador da Vila Ildemar, em Açailândia. Carlos Antônio era acusado pela tentativa de homicídio praticada contra Cícero Fernandes da Silva, crime ocorrido em julho de 2009. O motivo da tentativa de assassinato seria uma antiga rixa entre acusado e vítima.

Carlos Antônio foi condenado a três anos e quatro meses de reclusão, pena diminuída em seis meses e dezesseis dias em virtude de em 2009 o acusado ter permanecido preso provisoriamente pelo mesmo período, tornado a pena definitiva em dois anos e nove meses a ser cumprida em regime inicialmente aberto.

No terceiro julgamento realizado na 5ª Vara, o réu foi o lavrador Luís Carlos Alves, 41 anos. Ele foi acusado de prática de tentativa de homicídio e foi condenado a dois anos e oito meses de prisão, pena a ser cumprida em regime aberto, com direito de apelar em liberdade. A tentativa de homicídio aconteceu em julho de 2010. Ainda estão previstas para ocorrer, nos próximos dias, mais três sessões, sendo duas em Açailândia e uma em Cidelândia, termo judiciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.