Ataque a índios gamela

Índio é baleado e tem mãos decepadas durante conflito

Em Viana, fazendeiros atacaram indígenas gamela nesse domingo.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Caso aconteceu no Povoado Bahias, em Viana.
Caso aconteceu no Povoado Bahias, em Viana. (Arte: Imirante.com)

VIANA – Um grupo de indígenas gamela foi atacado por fazendeiros armados na tarde desse domingo (30). O caso aconteceu no povoado Bahias, em Viana. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que três pessoas deram entrada, ontem à noite, no Hospital Regional Dr José Murad, em Viana.

Aldenir de Jesus Ribeiro, indígena de 37 anos, sofreu ferimentos com arma branca nos antebraços, apresentando fratura externa, e, também, ferimentos por arma de fogo no tórax direito com fratura de costela. Ele teve as mãos decepadas e foi encaminhado em estado gravíssimo para o Hospital Djalma Marques, em São Luís. Os pacientes Domingos Gomes Rabelo, de 60 anos, e Jorge Albuquerque Rabelo, de 36 anos, foram atingidos de raspão por arma de fogo, ficaram em observação na unidade e foram liberados na manhã desta segunda-feira (1º). Outros envolvidos na ocorrência deram entrada no Hospital Municipal de Matinha.

Conflito

A Polícia Militar atendeu, no domingo, à ocorrência do conflito. Ao chegar ao local, os policiais agiram para dissipar o confronto entre os fazendeiros e os índios gamela, que resultou na lesão de cinco pessoas (três fazendeiros e dois indígenas), todas socorridas pelos militares e encaminhadas para unidades de Saúde de Viana e Matinha. Dois desses feridos, em estado mais grave, foram encaminhados para São Luís.

“O confronto, que aconteceu entre indígenas e fazendeiros com seguranças, foi descontinuado após a intervenção policial. A polícia prestou socorro aos feridos, que foram encaminhados aos hospitais da região. Todos os fatos são objeto de investigação pela Policia Civil que também enviou equipes ao local do conflito, integrando às equipes da PM que atenderam a ocorrência”, explicou o delegado-geral Lawrence Melo, destacando que os policiais que compareceram ao local deram prioridade à prestação de socorro e contenção dos ânimos, evitando que o conflito fosse retomado.

⁠⁠⁠”A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular está acompanhando o caso juntamente à Segurança Pública. Uma equipe formada pela Sedihpop, Ouvidoria de Direitos Humanos e Programa a Proteção de Defensores de Direitos Humanos ouvirão os feridos transferidos para São Luís e farão visita/escuta também em Viana. O governo do Estado está agindo no sentido de garantir a segurança na área, que envolve os municípios de Viana e Matinha”, destacou o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.