Acordou

Vulcão que estava adormecido dá sinais de erupção e pode causar tsunami no Nordeste

Autoridades espanholas elevaram o nível de alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, a 4,4 mil km de São Luís.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Litoral do Norte e Nordeste do Brasil pode estar ameaçado. Foto: Divulgação/Setur.
Litoral do Norte e Nordeste do Brasil pode estar ameaçado. Foto: Divulgação/Setur.

SÃO LUÍS - Um vulcão que pode causar um tsunami no litoral do Norte e Nordeste do Brasil subiu de nível de alerta. Autoridades espanholas elevaram para o nível amarelo o alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, que fica na ilha de La Palma, na costa da África, a 4,4 mil km de São Luís.

A informação é do portal MetSul Meteorologia e confirmada pelo UOL. A erupção do vulcão, que estava adormecido há décadas, poderia causar impacto em todas as Américas.

Vulcão está a 4,4 mil km de distância de São Luís. Foto: Reprodução/Google.
Vulcão está a 4,4 mil km de distância de São Luís. Foto: Reprodução/Google.

Segundo pesquisadores, o vulcão começou a dar sinais de atividades nos últimos dias e os riscos não são tão preocupantes. A erupção poderia causar ondas que chegariam ao Brasil abaixo de oito metros.

"Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", explica o pesquisador Carlos Teixeira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O pesquisador Mauro Gustavo Reese Filho observa, em trabalho publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que o Oceano Atlântico não é famoso pela sua capacidade de gerar tsunamis, mas que o Cumbre Vieja poderia ser o agente responsável por um evento desta natureza na região.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos s danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, advertiu Resse em seu trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.