Coronavírus

Prefeitura de São Luís cria plano de enfrentamento à Covid-19 e disponibiliza 120 novos leitos

Cinco unidades de saúde também estão sendo preparadas para atendimento de casos leves de doenças respiratórias.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10).
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10). (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (10), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou a criação de um Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias na capital maranhense. De acordo com Braide, 120 novos leitos exclusivos para o tratamento do novo coronavírus (Covid-19) estarão disponíveis na próxima semana, sendo 30 de UTI e 90 de enfermaria.

A Prefeitura de São Luís informa ainda que também serão criados um ambulatório especializados e cinco unidades para tratamento de doenças respiratórias de baixa complexidade, como a H1N1, e casos leves de Covid-19. As unidades serão disponibilizadas no Itaqui-Bacanga, na Zona Rural e nos bairros Centro, Calhau e Cidade Operária.

Os casos de Covid-19 em evolução, informou Eduardo Braide, serão tratados na Unidade Mista do Bequimão, que está equipada com 30 leitos de enfermaria. As unidades para casos graves serão o Hospital Universitário Presidente Dutra, com 40 leitos, e o Hospital da Mulher, com 50 leitos.

Além da criação de leitos e da disponibilidade de unidades de tratamento, outras medidas serão tomadas pela Prefeitura de São Luís, como a higienização dos coletivos por duas vezes ao dia e a concentração dos ônibus em horários de pico para reduzir aglomerações.

“A população de São Luís deve ficar atenta ao cumprimento das medidas sanitárias. O uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos com álcool ou água e sabão, a manutenção do distanciamento social bem como o controle das aglomerações são fundamentais. Ao lado de tudo isso, estamos com nossa rede de saúde preparada para receber e tratar os pacientes”, afirmou Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.