Covid-19

Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar a partir desta terça-feira (19)

Segundo a prefeitura de São Luís, inicialmente vão ser vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma.
Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma. ( Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Centro Municipal de Vacinação inicia suas atividades nesta terça-feira (19), a partir de 14h. Segundo a prefeitura de São Luís, inicialmente vão ser vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia (urgência, emergência, UTIs e setores Covid-19 nos hospitais).

O espaço do Multicenter Sebrae, situado no bairro Cohafuma, em São Luís, foi o local escolhido para abrigar o Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense.

Leia também:

Centro Municipal de Vacinação funcionará no Multicenter Sebrae em São Luís

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís iniciará em três etapas a partir desta quarta-feira (20)

Ainda de acordo com a prefeitura, os profissionais de saúde deverão dirigir-se ao Centro com documentos de identificação (registro no conselho, se aplicável) e declaração de atuação fornecida pela direção da unidade de saúde em que trabalha (modelos enviados previamente às unidades de Saúde).

São Luís recebeu 26.572 doses de vacina. E nesse primeiro momento teremos a capacidade de proteger mais de 13 mil pessoas. A prefeitura infmrou que a partir desta quata-feira (20), serão divulgados os próximos grupos de profissionais de Saúde que serão vacinados na primeira fase da campanha.

Etapas da vacinação

A primeira, com duração de sete semanas, terá início nesta quarta-feira (20) e será destinada a profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (ILPs). A população total estimada para esta primeira fase é de 37.060 pessoas.

Já a segunda etapa do plano de vacinação tem como público-alvo pessoas acima de 60 anos. Com sete semanas de duração, a fase prevê imunizar 79.383 pessoas em São Luís.

A terceira etapa da vacinação será destinada a pessoas que apresentam alguma comorbidade, diabetes mellitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

Nesta terceira fase, de acordo com o Plano Municipal de Vacinação, estão inclusos também trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente e população em situação de rua. A meta, nesta fase, é imunizar 31.358 pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.