Diminuição de casos de Covid-19

Unidades de saúde de São Luís voltam a ofertar consultas e realizar outros procedimentos

Segundo a Semus, algumas unidades de saúde vão deixar de atender, exclusivamente, pacientes com síndromes respiratórias e passam a realizar outros procedimentos.

Divulgação/Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O Centro de Saúde Genésio Ramos Filho permanecerá com atendimentos voltados somente para sintomáticos respiratórios.
O Centro de Saúde Genésio Ramos Filho permanecerá com atendimentos voltados somente para sintomáticos respiratórios. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai colocar em execução, a partir da próxima segunda-feira (6), modificações na dinâmica no funcionamento de unidades de saúde em São Luís. O foco serão as 12 unidades que, desde abril deste ano, estavam atendendo exclusivamente a pessoas com sintomas gripais, que vinham sendo acompanhadas presencialmente e por teleatendimento.

Segundo a Semus, algumas unidades de saúde voltam a ofertar consultas e realizar outros procedimentos tendo em vista o atual contexto da Covid-19 na capital maranhense e a gradativa diminuição do número de atendimentos na atenção primária de saúde observados no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

As unidades básicas de saúde do Cintra (no Anil) e da Vila Bacanga permanecerão com atendimentos voltados somente para sintomáticos respiratórios. Já os centros de saúde da Liberdade, Genésio Ramos Filho (na Cohab), Carlos Macieira (no Sacavém) e Cidade Olímpica I atenderão em dois fluxos: um setor específico para sintomáticos respiratórios e outro para demandas como consultas e outros procedimentos.

Por fim, os centros de saúde do Turu, São Raimundo, da Vila Sarney, além das unidades do São Francisco, Fabiciana de Moraes e Laura Vasconcelos retomam os atendimentos não relacionados a síndromes gripais. Estas seis unidades, a partir da semana que vem, estarão ofertando as vacinas contra a influenza para o público em geral.

Ainda em abril, quando a relação das unidades com síndromes gripais foi lançada, o Centro de Saúde Ribamar Frazão, na Vila Nova República, estava incluso, sendo substituído no mês passado pela Unidade Saúde da Família Vila Sarney.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, apesar das modificações, a oferta de estrutura para cidadãos com síndromes gripais dependerá do quadro sanitário futuro da doença na cidade. “A depender do contexto epidemiológico, a dinâmica adotada pode sofrer alterações, sendo revistas sempre que necessário. O objetivo da Prefeitura é voltar gradativamente com os atendimentos presenciais e assistência de outros serviços de forma plena”, afirmou.

Recentemente, o município de São Luís iniciou uma nova etapa na política de atuação dos pacientes diagnosticados com coronavírus. Em comum acordo com a direção do Hospital Universitário do Maranhão (HU), a gestão da saúde pública desativou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade federal. Além destas medidas, a Semus planeja liberar gradativamente uma das três alas de leitos clínicos do Hospital da Mulher que atende a casos mais graves de Covid-19.

Novo fluxo de atendimento em unidades

EXCLUSIVOS PARA SÍNDROMES GRIPAIS

- CS Vila Bacanga - Avenida dos Portugueses, s/n - Bacanga

- UBS Cintra - Rua da Companhia, 01 - Anil

EM DOIS FLUXOS (SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS E DEMANDAS)

- CS Liberdade - Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade

- CS Genésio Ramos Filho - Rua 13, s/n - Cohab Anil

- CS Carlos Macieira - Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém

- USF Cidade Olímpica I - Avenida 4, Qd 36, Casa 11 – Cidade Olímpica

PARA CONSULTAS E OUTROS PROCEDIMENTOS

- Unidade de Saúde da Família Vila Sarney, km 7, BR-135

- CS Fabiciana de Moraes - Rua 3, Qd 7, s/n – Habitat Nice Lobão

- CS Laura Vasconcelos - BR-135, Km, 23, s/n, Vila Maranhão, região da Estiva

- CS São Raimundo - Vila Mauro Fecury, s/n – São Raimundo

- CS Turu - Avenida 07, S/N, Conj. Hab – Turu

- USF São Francisco - Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, são Francisco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.